O carnaval está se aproximando e não é só no Brasil que o povo veste a fantasia e coloca o bloco na rua. No interior da Hungria, na cidade de Mohács, que fica 170 km ao sul de Budapeste, próxima às fronteiras da Croácia e da Sérvia, existe uma festa que atrai muitos visitantes e é bastante popular no país, evento chamado de Busójárás. O Carnaval da Hungria (se é que podemos chamar assim) dura sete dias e termina com a chegada da quarta-feira de cinzas.

Da Batalha de Mohács ao Carnaval da Hungria

A sua origem não é certa. Mas o “causo” mais contado se relaciona com a Batalha de Mohács, que aconteceu em 1526. Naquela época, o império Otomano tentava avançar sobre a Hungria no intuito de conquistar novas terras. Os húngaros tinham um contingente de soldados bem menor se comparado aos turcos. Na tentativa de compensar a desvantagem, adotaram como estratégia se fantasiar com máscaras assustadoras e emitir sons estranhos. Parece que a ação não foi muito bem sucedida. Os otomanos conquistaram mais poder, mas os húngaros conseguiram converter esse problema em tradição festiva.

O Busójárás acontece na rua e, como todo carnaval que se preze, tem música, barraquinhas de comida e badulaques, desfile de blocos e aquele bom humor típico da época. A população se fantasia de acordo com a tradição e eles são conhecidos como Busós. O termo Busójárás significa “caminhada dos Busós” e eles abarrotam a cidade com um visual impactante e muito diferente das experiências brasileiras carnavalescas. Porém, o bom humor é um ponto em comum. Você anda na rua e quando pede para tirar foto com algum participante, ganha abraços e cortejos. Às vezes, eles insinuam que querem te sequestrar, mesmo se tiver acompanhada. Mas isso tudo de forma muito respeitosa e bastante divertida também. Pois, como reza a regra número 1 do Carnaval: tudo é uma grande brincadeira.

Reserve um hotel em Budapeste com nossas dicas dos melhores bairros

 carnaval da Hungria

Ala-la-ô, mas que frio-ô!

Uma diferença para nossa festa é a temperatura. Como ainda é inverno na Europa e a cidade de Mohács fica em uma região pantanosa, o frio é um pouco castigador. Não é nada que impeça o aproveitamento do evento, mas confesso que às vezes deu vontade de pedir uma fantasia emprestada, só pra me proteger do frio… Então, fica a dica! Vá devidamente agasalhadx, coma bem e ingira bebidas quentes para seu corpo não sofrer muito com a baixa temperatura.

carnaval da Hungria

De Budapeste a Mohács

Para chegar a Mohács existem ônibus partindo da rodóviaria de Budapeste durante todo o dia e, por isso, o acesso é bastante facilitado. Além disso, a distância entre as duas cidades não é grande, sendo assim, vale também passar só o dia na cidade, pois como Mohács é consideravelmente pequena, não ha muitas opções de hotéis e pousadas. Mas isso não é empecilho! Na época do carnaval não há problemas. Apenas vá e aproveite o carnaval húngaro!

Vai viajar para a Hungria? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Leave a comment