Uma viagem ao Deserto do Atacama exige que você contrate os passeios com uma agência turística local — a não ser que você queira alugar um carro, dirigir no deserto em absolutamente todos os passeios na ida e na volta depois de se cansar na altitude e nas trilhas em vales e cânions, e dispensar a companhia de um guia que conhece a região (não, né?).

Felizmente, são muitas as opções de agências e elas estão todas concentradas em duas ruas principais de San Pedro de Atacama: a rua Caracoles e a rua Toconao.

Uma agência no Atacama para brasileiros

Há agências para todos os estilos e bolsos, e uma delas é especificamente voltada para turistas brasileiros: a Ayllu Atacama.

O fato de existir uma agência que só atende brasileiros revela a quantidade de gente do Brasil que viaja até o Atacama. Não é por acaso que por lá brinquem de chamar San Pedro de Atacama de San Pablo de Atacama e se ouça funk nos bares à noite.

Eu viajei para o Deserto do Atacama a convite da Ayllu em março de 2020, nos 45 do segundo tempo antes da quarentena começar — conto a história dessa viagem perdida no tempo aqui.

Como é fazer os tours com a Ayllu Atacama

Além de só atender brasileiros, a Ayllu tem algumas outras características em seu serviço:

  • Os tours têm o máximo de dez pessoas
  • Todos os tours incluem refeições (uma ou duas)
  • Os guias são brasileiros ou locais que falam português
  • Alguns tours têm a presença de um fotógrafo profissional
  • Os passeios são cobrados em dólar
  • Em alguns passeios a van da agência te busca e te leva de volta no hotel; em outros, a saída é da agência e na volta te deixam no seu hotel ou vice-versa

Com esse pacote de atributos, fazer os passeios no Atacama com a Ayllu é uma opção principalmente para quem busca conforto — o conforto que é possível de se ter em um deserto — e está com um orçamento mais folgado.

O custo a mais é justamente pelo conforto que você terá em troca. Há agências com passeios bastante em conta e elas vão te levar nos mesmos cenários das agências mais caras. Se isso basta para você, deixe para fechar todos os seus tours quando chegar no Atacama para pesquisar os melhores preços.

Mas se você faz questão de ter uma experiência mais leve, com alguém tomando conta de tudo, escolher a Ayllu vai fazer a diferença, desde os pequenos aos maiores detalhes.

Por exemplo, há diferença entre fazer um tour numa van com cinco pessoas ou em um ônibus com todos os lugares lotados (uma observação que fiz no passeio do Valle de la Luna).

Também compensa pagar por passeios que incluem refeições de verdade para você ficar livre de uma coisa a menos para carregar e ir mais leve para os tours. Os passeios são desgastantes e/ou duram muito tempo, logo se alimentar bem ajuda a aproveitar melhor a experiência — e no meio do deserto você não vai encontrar nenhum lugar para comprar comida.

As refeições oferecidas nos tours da Ayllu são fartas, preparadas ou pré-preparadas no restaurante da sede da agência antes da saída da van e sempre adaptadas ao momento do dia: café da manhã, almoço ou coquetel para a tarde/início da noite.

A equipe carrega na van toda a estrutura necessária para a refeição acontecer do jeito que tem que ser: mesas, cadeiras, fogareiro, cooler. Alguns pratos chegam a ser preparados na hora pela equipe, como os ovos mexidos do café da manhã.

Eles também levam em conta restrições alimentares quando você está fechando os passeios: eu sou vegetariana e havia nos tours pratos e ou porções que tinham sido preparados especificamente pra mim.

Leia também o meu roteiro de passeios no Atacama com a Ayllu

Pequenos detalhes

Tem ainda os detalhes pequenos, como eu falei acima. Um que me chamou atenção é o simples fato de ter uma estrutura melhor para aguardar a partida da van, nos passeios em que saíamos da agência.

A maioria das agências fica em espaços bem pequenos, então só restava aos clientes ficarem em pé na rua, debaixo do sol, esperando o transporte. Com a estrutura da Ayllu, eu sempre aguardava no restaurante da agência, sentada e na sombra, com banheiro à disposição e os garçons disponibilizando água enquanto a van não saía. Em uma viagem que é naturalmente cansativa, um detalhe assim ajuda a atenuar a intensidade.

Outro detalhe é a possibilidade de já fazer todo o contato prévio com o atendimento da agência por WhatsApp antes da sua viagem — e com uma equipe brasileira —, assim você chega ao Atacama com tudo mais organizado.

Em resumo, se você estiver com o orçamento mais folgado e em busca de conforto, considero que fechar os seus passeios com a Ayllu Atacama vai ser uma boa escolha. Se dinheiro for um problema, recomendo ao menos avaliar a possibilidade de reservar o passeio que for mais importante pra você com uma agência do nível da Ayllu — por exemplo, são poucas as agências que oferecem o Tour Astronômico e nem todas têm o pacote que a Ayllu oferece nesse passeio. Se você fizer muita questão desse tour, o investimento vai valer a pena.

Você pode entrar em contato com a Ayllu aqui.

Imagem principal: Ksenia Rago/Shutterstock

Leave a comment