Atualizado em 18/11/2023 – Disclaimer: este não é um post de turismo musical cult, do tipo que vai te contar como é visitar a Rough Trade. Também não é um post de achados, pra te contar os melhores sebos de vinis de Londres. Mas eu sei que tudo isso também é ótimo e renderia assunto. É um post descaradamente consumista para quem ama música e não se contenta apenas em ouvir e ver shows de suas bandas preferidas. Pra quem precisa também possuir tudo relacionado a elas. Há lojas em Londres perfeitas para esse tipo de fã, cheias de quinquilharias, memorabilia, itens de colecionador e outros objetos (in)úteis pra você lotar a mala de souvenires.

A lista de lojas que eu visitei é modesta – são apenas três. Mas a quantidade de produtos e a variedade de fãs atendidos por elas é imensa. Fãs de pop e de rock, mais saudosistas, colecionador@s, pobrinh@s e RYCAHS. Até os fãs só daquela banda lá de Liverpool vão se divertir nessas lojas em Londres. Anote aí:

Seguro viagem para a Europa: veja aqui o cupom de desconto do mês

1. HMV: um shopping do merchan de música

A HMV é uma espécie de FNAC do Reino Unido (na verdade, como a HMV é mais velha, do início dos anos 1920, seria mais certo dizer o contrário). Lá você encontra games, filmes, livros e uma oferta variada de produtos de música. Tem uma sessão bem servida de vinis, com todo aquele respeito que só os britânicos conseguem ter pela música pop.

A propósito, foi na HMV que vi uma das cenas que mais me chamaram a atenção durante minha viagem para a Inglaterra. Em pleno dia útil, no fim de expediente, uma fila enorme, daquelas de dar volta, com gente comprando disco. Eu poderia ter voltado no tempo e ido direto para o início dos anos 1990, no auge da batalha do britpop entre Blur e Oasis. Mas eu estava mesmo na segunda década do ano 2000. Foi impressionante ver como os brits mantêm uma relação ainda carnal com a música.

Indo agora ao que interessa para este texto, a parte dedicada aos itens de música chama atenção pela variedade de produtos. Tem desde itens baratinhos, como pop cards e cartelas de botons, até objetos de decoração, como quadros e banquetas para cozinha. A sessão de camisetas é grande e também oferece peças de uma boa variedade de bandas. Já as canecas e as eco bags são alguns dos itens mais recorrentes que você vai encontrar por lá.

lojas em londres

lojas em londres

Unidades

A unidade a se visitar é a da Oxford Street, rua de compras de Londres por onde certamente você vai passar. De 2019 a 2023, a unidade esteve fechada, mas o retorno ao mais famoso endereço está marcado para novembro de 2023. Para saber todos os endereços ativos da loja em Londres e outras informações, acesse store.hmv.com.

2. It’s Only Rock n’ Roll: para colecionador@s e RYCAHS

ATUALIZAÇÃO EM NOVEMBRO DE 2023: a loja It’s Only Rock n’ Roll encerrou as atividades. Este trecho escrito sobre a loja foi mantido apenas para preservar o registro da existência do estabelecimento.

lojas em londres

O grande diferencial da It’s Only Rock n’ Roll é a preciosidade dos objetos que ela tem à venda: itens de colecionador, como discos de ouro/platina ou instrumentos autografados – como uma guitarra assinada pelo Slash ou um disco dos Sex Pistols.

Pra quem é rycah e fã incondicional de um determinado artista ou banda, dá para sair de lá com itens valiosíssimos, desses para colocar na parede. Para quem não é, a visita é igualmente válida. De certa forma, é como visitar um pequeno museu do rock. Além disso, há itens mais baratinhos e produzidos em série, e portanto muito mais em conta, como sombrinhas do Elvis ou forma de gelo dos Rolling Stones, pra ninguém sair de lá com as mãos abanando.

Dica legal: a It’s Only Rock n’ Roll fica na Baker Street, tornada célebre pelas histórias de Sherlock Holmes. Na rua fica o Sherlock Holmes Museum. Ou seja, muitas desculpas para ir lá visitar. Mais informações: www.itsonlyrocknrolllondon.co.uk

3. Beatles Store London: uma fab loja

É muito fácil achar souvenir dos Beatles em qualquer canto de Londres. Sempre tem alguma coisinha em alguma lojinha pega-turista. Mas se você é realmente fã da banda, o lugar para gastar suas libras é a Beatles Store London. A vitrine já é uma tentação do tipo loja de doce para criança, de tão lúdica e colorida que é.

lojas em londres

Lá dentro, a variedade de produtos é enorme. Tem desde canetas, chaveiros, marcadores de livros e pelúcias bem em conta até itens de colecionador (caríssimos!!!), como autógrafos e discos raros (vinis lançados somente em determinado país, por exemplo. Você vai encontrar ainda produtos antigos, que já não se fabricam mais, inclusive uns itens de memorabilia absurdos, somente possíveis no auge da loucura da beatlemania, como máquinas de jukebox.

Tem uma loja dessas também na saída do Museu dos Beatles em Liverpool, mas se você não vai conseguir ir até a cidade natal da banda, a Beatles Store London não deve em nada para a unidade de Liverpool.

Ah! Assim como a It’s Only Rock n’ Roll, a Beatles Store London também fica na Baker Street (by the way, a Apple Boutique, loja lançada pelos Beatles no fim dos anos 1960, também ficava lá, na esquina com a Paddington Street). Que rua musical, não é mesmo? Mais informações: www.beatlesstorelondon.co.uk.

Resolva a sua viagem para Londres

Se estiver em busca de hospedagem, saiba onde ficar em Londres. Duas sugestões de hotéis pra você: Queens Hotel, mais econômico, e K + K George Kensington, com ótima localização. Aproveite e também contrate os serviços abaixo:

  • London Explorer Pass: acesso a até 7 atrações de Londres com até 50% de economia. Reserve aqui
  • Heathrow Express: o trem que leva só 15 minutos saindo do aeroporto. Reserve aqui
  • Transfer em Londres: motorista particular no aeroporto, hotel ou onde você escolher. Reserve aqui
  • Tour dos Beatles em Londres: os lugares ligados à banda na cidade. Reserve aqui
  • Bate-volta Londres-Liverpool: conheça a cidade dos Beatles. Reserve aqui
  • Bate-volta Londres-Paris: conheça a Torre Eiffel, o rio Sena e o Museu do Louvre. Reserve aqui

Leia também: mais três lojas de música em Londres, em uma edição revisitada

Leave a comment