onde ficar em washingtonf11photo via Shutterstock

3 jeitos de ir de Nova York a Washington DC + vantagens e desvantagens de cada um

Ir de Nova York a Washington DC é um passeio clássico para quem está na Big Apple e tem tempo suficiente para deixar a cidade e conhecer outro lugar. O tempo de viagem razoável entre uma e outra e o apelo turístico da capital dos Estados Unidos fazem valer a pena o deslocamento.

Cabe a você apenas decidir o melhor jeito de fazer esse trajeto, conforme as suas prioridades e possibilidades. A seguir, separei três deles, inclusive o que eu utilizei na minha viagem para os Estados Unidos. Para cada um, aponto as vantagens e desvantagens.

1. Trem

Há trens todos os dias, em vários horários, saindo de Nova York para Washington DC e vice-versa. As passagens são vendidas online no site da Amtrak, a empresa estatal de transporte ferroviário dos Estados Unidos. Nas viagens NYC-DC, a estação de partida, em Nova York, é a Penn Station.

Vantagem: viagem mais rápida e sem trânsito

A viagem de trem de Nova York a Washington DC dura três horas (nos trajetos mais rápidos) e no máximo três horas e meia (em outros trajetos um pouquinho mais longos).

Além disso, fora o tempo menor gasto dentro do trem, não há risco algum de perder tempo no trânsito insano de Nova York, um problema dos outros jeitos de ir de Nova York a Washington DC que eu vou citar na sequência.

Desvantagem: tarifas mais caras

A relativa rapidez e o conforto da viagem de trem de Nova York a Washington DC têm um preço, naturalmente. O custo da ida + volta pode ficar, pelo menos, o dobro dos métodos que serão citados a seguir, se consideradas as tarifas mais baratas. Mas saiba que a lógica das tarifas passagens de trem é a mesma das passagens aéreas: os valores são flutuantes e a compra com antecedência pode deixar o valor final mais barato.

Indicado para: quem não tem restrições de orçamento

Se o orçamento da sua viagem está folgado, invista no conforto e na rapidez do trem. Esta é uma boa opção também se você precisa de flexibilidade de horários e datas. Indico também o trem se você pode passar mais que um dia em Washington. Eu considero que a cidade merece mais que um bate-volta.

2. De ônibus

Muitas empresas de ônibus fazem o trajeto de Nova York a Washington diariamente. Quando eu fiz esta viagem, eu usei esta empresa aqui, que na época estava com os preços melhores. Você pode pesquisar por outros empresas de ônibus também. Em todos os casos será possível comprar as passagens online.

Vantagem: mais econômico

O bom e velho busão é a alternativa mais barata de viagem até lá nos States, não tem jeito. Ir de Nova York a Washington de ônibus, somando a passagem de ida e de volta, pode custar menos que somente o trecho de ida de trem.

Desvantagem: mais demorado e com risco de trânsito

Não se pode ter tudo nesse mundo, não é mesmo? Apesar de pagar bem menos para ir de Nova York a Washington, você vai levar mais tempo. São pelo menos quatro horas e meia de estrada (contra três horas de trem) mais o trânsito na chegada ou na saída de Nova York, dependendo do horário.

Na minha viagem, foram em média uns 40 minutos extras de trânsito tanto na ida quanto na volta.

Indicado para: quem precisa economizar

Nova York já é uma cidade cara o bastante pra consumir um orçamento de viagem. Sendo assim, se você precisa economizar o máximo possível, vale a pena tolerar a demora do ônibus em nome de algumas dezenas de dólares.

Fora isso, assim como o trem, o ônibus também é uma boa alternativa para quem precisa de flexibilidade de datas e horários. A oferta de viagens diárias é um pouquinho menor que as do trem, mas ainda assim você tem opções e pode esticar a viagem por mais tempo pois, como eu disse antes, Washington DC pode ser aproveitada melhor em mais de um dia.

como ir de nova york a washington

Bairro de Georgetown, Washington DC Stock Photos/Sergio TB/Shutterstock

3. De excursão

Há empresas especializadas em fazer excursões de um dia para quem quer ir de Nova York a Washington. Fora o traslado, você tem a companhia de um guia e um roteiro já pré-estabelecido para fazer pela cidade. Essas excursões realizadas pelas empresas de turismo normalmente podem ser reservadas online e são feitas de ônibus.

Vantagem: prático

Ao contrário da viagem de trem e de ônibus feita por conta própria, em que você tem que providenciar o transporte e também elaborar todo o seu roteiro em Washington, ao contratar uma excursão, como dito acima, não há necessidade de pensar nisso. Alguém já terá feito isso por você.

Desvantagem: pouca flexibilidade

Em uma viagem de um dia com programação feita por uma agência de viagem, você não tem muita escolha senão seguir o script que preparam pra você. Se, por um lado, isso pode ser prático para alguns, para outras pessoas isso pode ser sinônimo de restrições. Cabe a você decidir qual lado prefere.

Indicado para: quem não tem muito tempo livre e/ou paciência para montar roteiros

Se você não se importa de fazer uma viagem corrida e prefere já ter um roteiro pronto, se joga na excursão sem medo.

Outros jeitos de ir de Nova York a Washington: avião e carro

Além do trem, do ônibus e da excursão, é possível também ir de Nova York a Washington de avião e de carro. Os voos de uma cidade a outra duram uma hora, o que teoricamente é mais rápido que o trem.

Porém, na prática, com toda a burocracia de aeroporto – checkin, embarque e desembarque, você acaba gastando pelo menos as mesmas três horas do trem ou até as quatro horas e meia do ônibus. Além disso, no fim acaba saindo bem mais caro que o trem. Ou seja, apesar de ser uma possibilidade, ao meu ver o avião não é a opção mais inteligente para ir de Washington a Nova York.

Pra quem curte pegar a estrada existe a possibilidade de alugar um carro. Assim como no caso do ônibus, prepare-se para o estresse do trânsito na chegada e na saída a Nova York.

Mais dicas pra sua viagem: onde ficar em Washington e seguro viagem para os Estados Unidos

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe seu comentário