#VideoSelfie: Qual o melhor e o pior festival do Brasil?

Qual o melhor festival do Brasil? E qual o pior festival do Brasil? O Festivalando lançou estas duas perguntas na ampla e inédita pesquisa sobre a satisfação do público com a qualidade dos festivais no Brasil. Agora chegou o momento da gente revelar o que vocês responderam neste trecho ~polêmico~ do nosso levantamento.

Antes de partirmos para os dados e resultados, é importante dizer que as respostas para esta parte da pesquisa foram espontâneas, ou seja, não havia uma lista de opções pré-definidas por nós. Vocês puderam citar quaisquer festivais, assim como também puderam dar quaisquer justificativas para apontar o melhor e o pior festival do Brasil. Consequentemente, tivemos uma lista grande e diversificada de festivais citados. Mais precisamente:

  • 48 festivais mencionados no total
  • 25 festivais citados entre os melhores
  • 33 festivais citados entre os piores
  • 11 festivais citados entre os melhores E TAMBÉM entre os piores

O que não variou muito foi a justificativa dada por vocês para qualificar o festival X ou Y como o melhor ou o pior do Brasil. De modo geral, as razões para que vocês considerem um festival como o melhor são muito simples: bom lineup, boa estrutura, boa organização, preços razoáveis. Do mesmo modo, as razões apontadas por vocês para taxar um festival como sendo o pior também são bem óbvias: organização e estrutura precárias, preços abusivos e falta de segurança.

Tendo em vista que as respostas foram todas espontâneas, esses resultados são bastante interessantes. Primeiro, eles indicam que, apesar dos festivais mencionados serem de diferentes portes, modelos e gêneros, existe uma convergência muito clara em relação àquilo que vocês enxergam como sendo qualidades e defeitos de um festival. Segundo, as respostas indicam que vocês querem simplesmente que os festivais cumpram com as obrigações básicas na prestação de serviços para que eles  recebam uma boa avaliação.

Mas, enfim, qual o melhor e o pior festival do Brasil?

No #VideoSelfie de hoje eu e Gra revelamos quais foram alguns dos principais festivais citados por vocês e discutimos os resultados. No fim do vídeo, nós damos o link para você conferir a lista completa dos festivais mencionados entre os melhores e os piores.

Dá o play!

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close