shows de graça em nova yorklev radin via Shutterstock

O verão é a temporada dos shows de graça em Nova York

Em Nova York, quando você caminha na rua, você não tropeça no meio-fio ou nos turistas que lotam a cidade. Você tropeça em shows de graça. Pelo menos no verão – tecnicamente, do final da primavera até o fim do verão – é assim. De maio até setembro, pipocam shows gratuitos de artistas do nível do Green Day e Bruno Mars (!!!!!), para citar exemplos de 2017. Em duas semanas, em junho, vi dois shows de graça em Nova York, tropecei em outro e perdi uns outros dois simplesmente por não dar conta de acompanhar a coisa toda. Overwhelming!

Eu estava caminhando rumo ao show de graça da Halsey, que seria televisionado no Today NBC, um programa diário da TV americana. Endereço: rua 48 com quinta avenida. Chego na 48 com a sexta e vejo um palco armado, gente fazendo fila e a logomarca da Fox. “Mas, gente, o show não é na 48 com a quinta, no programa da NBC? Não é possível que fiz uma confusão dessas”, pensei eu. Perguntei pra uma das mulheres na fila: who’s playing today? E ela: For King & Country (um duo de rock mais conhecido por lá). E assim eu tropecei num show de graça nas ruas de Nova York.

A coisa é tão absurda que os dois shows aconteceram apenas com um quarteirão de distância um do outro; dava para ouvir os caras tocando nos intervalos do show da Halsey. É que no fundo isso é uma briga séria pela audiência: o For King & Country estava tocando no Fox & Friends, programa matutino concorrente direto do Today NBC.

Veja nossas dicas para reservar um hotel em Nova York

shows de graça em nova york

lev radin via Shutterstock

Programas matutinos: a sua principal chance de ver shows de graça em Nova York

No dia que estava indo para o show da Halsey, no Today NBC, como disse acima, descobri o esquema da Fox e o Fox and Friends. E enquanto pesquisava mais detalhes para este texto, descobri que o Good Morning America também tem sua série de shows gratuitos. Meu Deus! Parece aqueles infomerciais em que o locutor fala: mas espere, não é só isso!

TGIF: sexta-feira é o dia mágico!

Nos três casos – do Today NBC, Fox and Friends e Good Morning America, o script é exatamente o mesmo. Os shows acontecem de maio a setembro, sempre às sextas-feiras de manhã cedinho, horário em que os programas vão ao ar. É que os shows são transmitidos ao vivo na TV como parte das atrações do programa.

Os shows do Today NBC e do Fox and Friends acontecem na rua ao lado dos respectivos estúdios de TV. Eles fecham o quarteirão para montar toda a estrutura. Os shows do Good Morning America são no Central Park. De todo modo, verifique os detalhes quando você for, pro caso de ter havido alguma mudança.

Entre abril e maio eles já divulgam o calendário completo de shows, então você pode se programar. Em 2017, além de Green Day, Bruno Mars e Halsey, como eu citei, Miley Cyrus, Ed Sheeran, Chainsmokers, Paramore, Imagine Dragons e Linkin Park foram escalados para um dos três programas.

Detalhes importantes

É importante lembrar que os shows têm limite de lotação, e a entrada é por ordem de chegada. Os programas vão ao ar bem cedo, entre 6h e 7h da manhã, então se você realmente quiser garantir o lugar tem que madrugar. Eu acordei às 5h para ver a Halsey. Pelo menos, transporte não é o problema, porque o Metrô de NY funciona sem parar e tem zilhões de estações de diferentes linhas próximas aos locais dos shows.

Eventualmente, eles fazem sorteios que te garantem entrada preferencial e espaço reservado numa espécie de “área VIP”. Portanto, fique de olho no site dos programas para saber como participar (links abaixo).

Outra coisa para ter em mente é que os shows são pensados como uma atração dentro do programa de TV, como eu já mencionei. Isso quer dizer que eles não seguem o formato de um show comum. Com a Halsey foi assim: de 6h30 às 7h ela fez a primeira parte do show. Depois voltou às 7h55 para tocar uma música (antes de um dos intervalos do programa), depois finalizou a apresentação de 8h30 às 9h. Entre uma volta e outra pro palco, a gente fica ouvindo o programa (não tem telão com imagens, só áudio). Depois, às 9h15, tem uma entrada ao vivo, desta vez sem o artista, para sorteios de prêmios, a “Freebie Friday”. No dia em que estive lá, sortearam três óculos de realidade virtual (dos bons!).

Apesar do show picado e da demora na entrada em função da revista rigorosa (com direito a raio X de aeroporto), valeu muito a pena. Showzinho de graça, participação da Lauren Jauregui, do Fifth Harmony, clima mais intimista e mais próximo da artista. Valeu mais ainda quando o Carson Daly subiu pra apresentar o show. EU ME SENTI NO TRL! (pessoas com mais de 25 anos entenderão a emoção).

Fique de olho

Consulte o site de cada programa para saber da programação atualizada e outras informações importantes:
Today NBC – Concert Series
Fox and Friends – All American Summer
Good Morning America – Summer Concert Series

Summer Stage: shows de graça nos parques de Nova York

O Summer Stage é uma série de shows gratuitos organizada pela prefeitura de Nova York nos parques de toda cidade, nos cinco distritos. Nos meus dias por lá, tive a super chance de ver George Clinton & Parliament Funkadelic no Corona Park, no Queens. Quando o George Clinton veio aqui no Brasil, em 2011, num festival em São Paulo, o ingresso foi R$ 100. Imagina quanto não cobrariam hoje, com correção, inflação, dólar super valorizado e essa economia tensa que a gente tem?

Assim como os shows dos programas de TV, os shows do Summer Stage também acontecem de maio a setembro. Pouquíssimos shows são pagos, com preços bem razoáveis e motivo nobre: o valor arrecadado vai para causas beneficentes. Em 2017, Elvis Costello, PJ Harvey, Cold War Kids, Regina Spektor e nossas brasileiríssimas Elza Soares e Liniker entraram para a programação. Além de shows, tem também dança, ópera e teatro na programação.

Para assistir aos shows, não tem segredo. É só chegar no parque e procurar pelo local onde o palco foi montado. Eles sempre avisam que os shows estão sujeitos a lotação, e que por isso a entrada é por ordem de chegada. Mas como os parques são realmente grandes, as chances de não ter lugar no show são pequenas.

Favorite o site da fundação de parques de Nova York se estiver indo pra lá no verão 😉

NY Music Month, Time Out, Song Kick: fique ligadx em tudo!

O SummerStage e o Today NBC foram o que eu pude aproveitar do calendário de shows de graça em Nova York. Mas a oferta é tão grande que teve coisas que descobri enquanto estava na cidade e simplesmente tive que abrir mão! Antes de ir a Nova York ou enquanto estiver lá, fique atentx a essas fontes:

Time Out

Guia cultural das grandes metrópoles do mundo. Consulte o site, mas não despreze a versão impressa da revista. Ela é distribuída gratuitamente em pontos da cidade, como hotéis e estações de metrô. Numa dessas, peguei a revista. Entrei no metrô saindo do Brooklyn pra Manhattan e comecei a ler a revista. Descobri que o Drums tinha acabado de fazer um show de graça numa loja do Brooklyn, perto de onde eu estava. E que ia rolar um show tributo ao Prince gratuito, com orquestra executando o Purple Rain e exibição do filme em seguida. Seria bem no dia do show do George Clinton (achei melhor prestigiar quem ainda está vivo).

Songkick

Dica que a leitora Ana Zacchi deu quando postei que estava indo para Nova York. O app é ótimo pra saber dos shows que estão rolando na cidade onde você está. É possível fazer uma filtragem por data, o que facilita achar os shows que vão acontecer durante sua viagem.

New York Music Month

Este é um projeto da prefeitura de Nova York para dar visibilidade à cena musical da cidade (como se fosse necessário). Tem eventos tanto para o público quanto para os músicos. Foi lançado justamente em 2017 e junho, exatamente o mês em que eu estava lá, foi declarado o mês da música na cidade. O site tem a agenda de shows gratuitos e pagos na cidade, o que inclui festivais. Entre os gratuitos do período, a dica é o Northside Festival, que conheci durante esses dias em Nova York.

Vai viajar para os Estados Unidos? Faça agora o seu seguro viagem. Nos Estados Unidos, não existe serviço público de saúde. Isso quer dizer que qualquer atendimento médico, por mais simples que seja, vai te custar preciosos dólares. Vai arriscar ou garantir que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde? Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento e ainda conseguir um de desconto

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close