Fotos Priscila Brito

Um lugar para turbinar a paixão por livros e música

Ai, como eu tô consumista! Não bastasse eu ter declarado todo meu amor pela fofura da Tiger, na Dinamarca, cá estou outra vez para sugerir onde gastar investir seu dinheiro quando em viagem. O nome da tentação do dia é Dussmann, loja berlinense localizada na Friedrichsstraße. Definida pelos alemães como uma loja de departamentos especializada em cultura, vende exclusivamente produtos desse nicho: livros, CDs, DVDs e o melhor: uma quantidade imensa de quinquilharias bem boladas relacionadas ao uso e consumo de livros e música.

Foi neste último quesito que a Dussmann ganhou meu coração (e uma fatia dos meus euros), mas já adianto que para quem se diverte de qualquer forma em uma loja de discos ou livraria, já vale a visita. Eu, particularmente, mesmo sem comprar discos há duas décadas, gosto de passear por lojas de discos para ver suas peculiaridades. Se descobri, por exemplo, que lá na HMV em Londres o mais surpreendente é notar que os ingleses ainda fazem fila do tipo fila das Lojas Americanas para comprar CDs no fim do expediente, a graça da Dussmann é notar a categorização por gêneros. Tem a sessão de CDs de música fitness e um andar só para a música clássica. Bem alemão isso, né? Há também uma sala inteira só para lançamentos em vinil, cuja média de preço fica em torno de 20 euros (cerca de R$ 60).

dussmann_colagem1

Veja nossas dicas de hotéis nos melhores bairros de Berlim

Mas vamos ao que interessa: as sessões com objetos-desejo para ouvir música e ler com firula – por que não?, mas também com mais graça, garbo e elegância. Para os melômanos, há desde fones de ouvido engraçadinhos e o bem sacado Berlin Boombox, uma espécie de dock station compatível com qualquer smartphone em forma de boombox, feito de papelão e totalmente customizável, até objetos de decoração e de uso diário que têm a música como tema: descanso de copo e cortador de pizza em forma de vinil e chaveiros e clipes em forma de guitarra. Surtei.

dussmann_colagem2

Surtei (e gastei) mais ainda na sessão de assessórios para leitura. Encontrei desde os já tradicionais marcadores e apoio de livros muito bem estilizados até firulinhas como luminárias portáteis, suportes para leitores de livros digitais, lupas, flanelas para limpar lentes de óculos, capas, sacolas para transportar os livros e separadores (uma engenhoca para você não ter que ficar segurando o livro no meio para mantê-lo aberto).

dussmann_colagem3

A Dussmann tem também uma sessão de livros em inglês, além de um setor de papelaria bem estiloso. Lá também tem produtos exclusivamente feitos em ou sobre Berlim. Bom para comprar algum souvenir da cidade ou objetos inusitados, como um kit de utilidades para festival, sobre o qual eu e a Gra vamos falar mais detalhadamente em breve.

dussmann_colagem4

A loja também recebe shows e lançamentos de livros. Por exemplo, se você for sortudo o suficiente para estar em Berlim no próximo dia 23, pode dar uma passadinha na Dussmann para participar do bate papo com Jimmy Page sobre sua autobiografia fotográfica “Jimmy Page by Jimmy Page”. O evento com o guitarrista do Led Zeppelin tem entrada gratuita. Gol da Alemanha.

Vai viajar para a Alemanha? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora também coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Além de uma das mães do Festivalando, sou colaboradora da Mixmag e do Brasil Post e autora do Porque eu gosto de música. Também ajudei Paul McCartney a falar uai em pleno Mineirão.

1 comment

Add yours

Deixe uma resposta