playlist de viagem para nova yorkventdusud via Shutterstock

Playlist de viagem para Nova York: aos cinco distritos

Eu não sei como começar um texto sobre Nova York. É como se nada que eu dissesse fosse suficiente para abarcar tudo que a cidade é e representa. Mas tudo bem. Fiquei mais conformada com essa minha incapacidade durante minha pesquisa para a playlist de viagem para Nova York que acompanha este texto. São TANTAS, mas TANTAS músicas sobre a cidade, com perspectivas tão diversas, que um repertório inteiro de música popular do século XX (e agora de mais duas décadas do século XXI) não foi ainda capaz de esgotar o que se pode falar da Big Apple.

Dada essa profusão de músicas, daria pra fazer uma série de playlists temáticas sobre a cidade. Tem músicas que tratam só das ruas e avenidas de Nova York; tem outras dedicadas a lugares, dos pontos turísticos mais tradicionais a outros menos óbvios; e tem as músicas que simplesmente falam da cidade como um todo. Dentre esses segmentos temáticos possíveis, escolhi centrar a playlist nas músicas que falam de cada um dos cinco distritos que juntos compõem a cidade.

Playlist de viagem para Nova York: to the five boroughs

Quando os Beastie Boys lançaram “To The Five Boroughs”, em 2004, ainda na ressaca do 11 de setembro, eu tive um vislumbre mais claro da geografia de Nova York e dos tais “boroughs” (distritos) da cidade: Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island. De uma maneira nada convencional, foi meu primeiro guia informal de Nova York. Acho que isso influenciou inconscientemente o recorte dessa playlist.

O fato é que a seleção de músicas vai fazer um passeio pelos cinco distritos. Mas antes tem um segmento introdutório com temas gerais sobre Nova York (sim, temos Frank Sinatra na playlist!). O roteiro começa por Manhatta. Cat Power e Kings of Leon são alguns dos nossos guias no distrito mais famosos de todos. Lá visitamos o Empire State (of mind) com Alicia Keys, Chelsea com Nico e o Harlem com Duke Ellington. Quem nos leva ao Central Park é Nina Simone e à Times Square, Mariane Faithfull.

Pegamos a Broadway com Martha Tilton pra fazer a travessia de Manhattan para o Bronx. Quem nos recebe lá é (I’m still, Im still) Jenny from the block, Jennifer Lopez. Grandmaster Flash e 2 Live Crew também estão lá, dando a deixa para o que vai ter no próximo distrito: muito hip hop no Queens, com Nas, LL Cool J e 50 Cent.

Se você ficou cansadx até aqui, ouça os Beastie Boys gritando “No Sleep ‘Til Brooklyn” porque ainda tem mais chão pela frente. Lana Del Rey e Lou Reed estão esperando no Brooklyn. Last but not least, ainda tem Staten Island, com mais uma galera à espera.

Festivalando in New Yooooork (no ritmo da parceria do Jay-Z com Alicia)

O Festivalando vai passar duas semanas em Nova York, depois de passagens pela Califórnia (San Diego e L.A, com direito a show do U2 no Rose Bowl) e por Washington. Em NYC tem dois festivais no roteiro: Governors Ball e Northside Festival. Entre um e outro, meu plano é dedicar um tempo a cada um dos distritos nos dias em que estiver por lá. A viagem para os Estados Unidos em detalhes você entende aqui. Tem também uma playlist pra essa viagem toda na casa do Tio Sam 😉

Siga o Festivalando no Spotify para ouvir outras playlists temáticas sobre festivais e viagens 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Foto de perfil de Priscila Brito

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora também coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Além de uma das mães do Festivalando, sou colaboradora da Mixmag e do Brasil Post e autora do Porque eu gosto de música. Também ajudei Paul McCartney a falar uai em pleno Mineirão.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta