playlist de viagem para a califórniaChones via Shutterstock

Playlist de viagem para a Califórnia: um roteiro pela costa oeste

Parafraseando e ampliando geograficamente o que canta o Weezer em “Beverly Hills”, “California, that’s where I want to be”. Não sei se pela simpatia com os nomes das cidades em espanhol e por solidariedade ao México, que perdeu o território para os Estados Unidos em uma guerra no século XIX; se pela influência de Barrados no Baile na infância, do Red Hot Chili Peppers na adolescência e de The O.C na época da faculdade. O fato é que eu sempre quis estar aqui na costa oeste mais que em qualquer outro lugar nos States.

A playlist de viagem para a Califórnia que este texto apresenta demonstra toda essa empolgação e ao mesmo tempo ajuda a explicá-la, talvez. A terra dos amplos bulevares margeados por palmeiras habita o imaginário desde antes de sua descoberta. Califórnia é o nome do paraíso descrito pelo espanhol Garci Rodríguez de Montalvo em “As aventuras de Esplandián”, no século XVI, pouco antes da descoberta do território pelos exploradores europeus. É o Eldorado dos Estados Unido. Coincidentemente ou não, a Califórnia é também conhecida como o Golden State.

Com a relevância do estado na economia norte-americana, a extensão territorial e o protagonismo na cultura pop, esse imaginário foi intensamente retroalimentado em tempos contemporâneos. Resultado: beira a casa das centenas as músicas que eu encontrei com referência ao estado e a algumas de suas cidades e lugares mais notáveis.

Playlist de viagem para a Califórnia: mais de 50 músicas para viajar pelo Golden State

Foi muito difícil filtrar a compilação de músicas que eu encontrei. O tamanho final da playlist, com 58 músicas e quatro horas entrega a minha falta de objetividade. É que no fim eu resolvi jogar a concisão às favas e entregar essa listona. Ela rende trilha sonora para uma viagem inteira, daquelas que você coloca pra tocar no carro antes de encarar horas de estrada. By the way, a Califórnia pede uma road trip.

A playlist começa com a vastidão do repertório geral sobre a Califórnia. Tem nomes tão diversos quanto Dead Kennedys, Decemberists, Katty Perry, LL Cool J e Rob Zombie homenageando o Golden State. Ah, claro, tem um segmento INTEIRO só de Beach Boys por motivos de não precisa explicar nada.

Depois, a viagem começa a ficar mais localizada. Vamos para Los Angeles na companhia de gente como Ozzy e Raveonettes. Passeamos pela cidade com Lana Del Rey (“Bel Air”), Rage Against the Machine (“Down Rodeo”), Hole (“Malibu”), Weezer (“Beverly Hills”) e Kool & the Gang (“Hollywood Swinging). Pasadena e Redondo Beach, nos arredores de Los Angeles, também entram no roteiro com Al Jolson e Patti Smith.

A viagem da playlist segue por San Diego, San Franciso, Santa Barbara, Santa Monica, San Bernardino, Santa Cruz, San Simeon, Palm Springs. Quase o estado inteiro da Califórnia foi tema de música, gente!

Festivalando na Califórnia

O Festivalando está na Califórnia, mais precisamente em San Diego e Los Angeles. Não foram os festivais que me trouxeram aqui, mas sim um fellowship. Mas, porém, conteúdo, entretanto, todavia, não teria como deixar a música fora dessa viagem. Por isso, encaixei no meu roteiro um show do U2 em Los Angeles e dois festivais em Nova York. A Big Apple eu visito depois de uma “escala” de uma semana em Washington. Na Big Apple acompanho o Governors Ball e o Northside Festival. By the way, tem uma playlist dedicada a essa viagem aos Estados Unidos como um todo lá no Spotify.

Siga o Festivalando no Spotify para acompanhar nossas playlists temáticas sobre viagens e festivais 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Foto de perfil de Priscila Brito

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora também coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Além de uma das mães do Festivalando, sou colaboradora da Mixmag e do Brasil Post e autora do Porque eu gosto de música. Também ajudei Paul McCartney a falar uai em pleno Mineirão.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta