fortalezaFortaleza. Foto: Portal da Copa

Larga tudo e vem pra praia: Fortaleza te convida para 5 festivais

As praias fazem parte das minhas atrações turistonas preferidas durante os festivais, porque quando eu ouço o mar minhas pálpebras se sentem autorizadas a fechar e minha cabeça faz uma pausa em todo pensamento no qual se exprima mais de um verbo e sujeito. É um ótimo jeito de recarregar as energias para enfrentar uma bateria de shows. E se tiver faltando a desculpa para assumir que no Brasil não tem inverno coisa alguma e correr para o mar, agora não falta mais. Somente em Fortaleza, capital cearense, acontecem durante o fim do mês de Julho e início de agosto 6 festivais ligados ao programa Rock-Cordel. Quer mais o quê para vir pro Nordeste esquecer da vida?

O Rock-Cordel é um programa do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e acontece ao longo de 12 meses, todos os anos desde 2007. O intuito é dar espaço para a produção independente da região, incluindo estilos diversos. Por isso, 5 festivais que te chamam para a diversidade musical da região. Os eventos começaram no dia 22, mas ainda dá tempo de você acompanhar o resto da programação:

Centro Cultural Banco do Nordeste - Foto: Rock Cordel facebook.

Centro Cultural Banco do Nordeste – Foto: Rock Cordel facebook.

Dias 22 e 24 – Cover Rock

Bandas fazem um “esquenta” com covers e clássicos do rock. Os eventos acontecem no CCBNB a partir das 16 horas.

Dias 23 e 24 – J Rock

Sabe aquelas trilhas de animes, ou desenhos japoneses? Pois é! O rock produzido no Japão para esses desenhos ecoou. Hoje são várias bandas ligadas a esse estilo, inclusive em Fortaleza e região. Para quem curte, vale a pena conferir e ouvir os clássicos dos desenhos preferidos. Os shows também acontecem a partir das 16h, no CCBNB.

Dias 25 e 28 – Blues do Nordeste

Aqui começa a programaçäo autoral do festival Rock- Cordel. Trazendo artistas novos e já consagrados na região, o festival propõe formatos interessantes de shows, como duelo de artistas e bandas. A sonoridade trazida por eles mistura desde o clássico do Blues até a potência da música regional. Esse ano o festival conta com os artistas Gabriel Yang, Raíssa Dantas e Banda, BR 316, Brasil 70, Vitor Gueiros, Kazane, Velhos abutres e outros. A pogramação completa você confere no site do CCBNB.

Dias 28, 29 e 30 – Ação Hip Hop

Crews,djs, B.boys, B.girls e muito mais se espalham pelos espaços do Centro Cultural Banco do Nordeste e mostram a cara da produção hip-hop regional. Maloka Crew, Stilo Favela, NordestSide, Oxente Break e muitas outros artistas do estilo vão estar presentes. A partir das 16h.

Dias 29 e 30 – Cultural Reggae

Reggae Raiz, Roots generation, O Rastta, e muitas outras bandas e artistas de Reggae se apresentam no CCBNB. Para quem acha que reggae orna com praia, compensa colocar essa programação na agenda.

Dias 31 de julho e 01 de agosto – Forcaos

Fortaleza não é só micareta, como se pode ver. E o ForCaos, iniciativa da Associação Cearense de Rock, existe há 12 anos para demarcar muito bem isso. O Festival surge como alternativa à Fortal, micareta famosa da cidade, e traz o melhor da produção do rock, metal, punk e gótico independentes. O ForCaos é considerado o maior encontro do Underground do Ceará e é uma ótima oportunidade para conhecer o melhor da produção local e também de outras regiões do país. Esse ano o festival conta com as bandas Pastel de Miolos, Lavage, Mercado Negro, Maldita, In no sense, Coldness e mais. A partir das 16h, no CCBNB e também no Centro Cultural Dragão do Mar.

ForCaos 10 anos.Foto: Karen Pedregal

ForCaos 10 anos.Foto: Karen Pedregal

O Forcaos conta ainda com um seminário sobre estudos de rock e cenas musicais, documentários e outras discussões que envolvem o universo da cultura dos gêneros musicais extremos. Esse ano eu participo de uma mesa de debates sobre o Mulheres no Metal e o Ruído das Minas, dois documentários que estão na minha trajetória.

Onde os festivais acontecem?

A programação Rock-Cordel desse ano acontece no Centro Cultural Banco do Brasil e também na sede do centro cultural Dragão do Mar. Essas casas ficam ambas no centro de Fortaleza, ao lado da Praia de Iracema! Ou seja, dá para andar apenas 15 minutos e ver paisagens lindas, sentir a brisa do mar! Só não rola de dar um mergulho, pois infelizmente Iracema é uma praia com altos níveis de poluição das águas.

Planetário Rubens de Azevedo - centro cultural Dragão do Mar. Foto: site da copa

Planetário Rubens de Azevedo – centro cultural Dragão do Mar. Foto: Portal da Copa.

Mas a boa notícia é que tudo fica perto. A gente pode chegar na famosa e bela Praia do Futuro em apenas 30 minutos de bike. E se for animado, rola de pedalar por 1 hora e meia e chegar ao famoso Beach Park. O entorno é cheio de museus, tem o planetário,  bares, restaurantes, tem a famosa Ponte dos Ingleses para visitar e muito mais. O centro cultural banco do nordeste fica a 15 minutos de caminhada do centro cultural Dragão do Mar…

Aqui um mapa da diversão, para você ter noção de algumas coisas que podem ser feitas em Fortaleza durante a sua estadia para os festivais:

Quanto custa para entrar?

Todos os festivais têm entrada gratuita!!! Então, aproveite e se lambuze de música!!!

Gostou e quer saber mais?

Acesse o site do Centro Cultural Banco do Nordeste e também do Centro Cultural Dragão do Mar! Para mais detalhes sobre as possibilidades de turismo na região, vá ao site do turismo em Fortaleza.

Caso queria se deslocar para locais mais distantes, há a possibilidade dos alugueis de bike. E se quiser usar o transporte público, o aplicativo meu ônibus Fortaleza é uma mão na roda!

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

Deixe uma resposta

Close
Aqui também tem Black Friday! Pacotes pra festivais e seguro viagem até 25% OFFQUERO!
+ +