guerreira viking midgardsblotMidgardsblot/ Divulgação

Festivais medievais, para viver na idade média na Europa

Nos últimos tempos, deu para perceber que brasileirxs nutrem uma grande admiração pelo medieval. A admiração é tanta, que as pessoas parecem realmente desejar voltar no tempo e viver lá, naquela época. Mas não são apenas brasileirxs, europeus também curtem muito isso. Tanto que existem vários festivais medievais, para viver na idade média na Europa. Muitos deles acontecem até mesmo em castelos.

O sucesso de Game Of Thrones é também um indício deste gosto que surge com força ultimamente. A gente inclusive já falou sobre festivais de música em cenários medievais aqui neste post. Mas lá naqueles festivais, a gente estava falando apenas cenários. As pessoas estavam com roupas atuais e as músicas também eram contemporâneas.

No post de hoje, a gente apresenta alguns festivais em que você realmente deve encarnar e experienciar tudo do medievo: roupas, comida, atividades e música que era tocada naquela época, ou pelo menos que tenha sido influenciada pelos ares medievais.

Castlefest – Lisse, Holanda do sul

Durante o mês de agosto acontece um dos maiores festivais medievais europeus, o Castlefest. São três dias de uma verdadeira imersão na era medieval, com vários concertos de artistas medievalistas, comidas típicas e trajes da antiguidade. O Festival acontece no Castelo de Keukenhof . Quem compra ingresso ( no valor máximo de 89 euros), pode acampar e viver nos arredores do castelo durante o festival, participando de atividades coletivas diversas – cozinha medieval, esportes, artes e performances.

Apesar dessa diversidade de atividades, no caso do Castlefest, um dos focos principais é mesmo a música. São três palcos: forest stage, village stage e folk stage. Neles, além de artistas que tocam música inteiramente medieval, folk e pagã, também se apresentam artistas de rock e metal influenciados por estes subgêneros musicais.

Melhor do que eu ficar de blablabla é você assistir ao aftermovie do Castlefest, edição 2017, olha só:

England’s Medieval Festival – East Sussex, Inglaterra

Os ingleses não ficam atrás e também promovem em Agosto um grande festival medieval. O England’s Medieval Festival rola no castelo de Herstmonceux, um vilarejo de Sussex leste, perto de outros vilarejos como Cowbeech.

São três dias em que as pessoas também acampam em tendas típicas da época medieval. As atividades são várias, inclusive você pode participar de batalhas, utilizando armaduras, espadas e tudo mais.

O festival inglês tem um grande diferencial, que é o fato de acontecer perto de um rio. Assim, você tem experiências medievais aquáticas também, se quiser. =D

A música sempre rola em um palco dedicado a musicistas e músicos medievalistas, mas não é uma das prioridades, em todo caso. Para entender mais sobre este festival, assista o aftermovie da edição de 2017.

Middelalder Festival – Horsens, Dinamarca

O Middelalder Festival não é apenas um festival de música. Tampouco só uma feira. Mas sim tudo isso e um museu aberto interativo em que os participantes têm a oportunidade de viver como viviam os antigos grupamentos humanos da era medieval.

Sempre no último fim de semana de Agosto, os Dinamarqueses se reúnem em FÆNGSLET, uma antiga prisão estatal para viver intensamente as práticas da idade média. O festival foi criado em 1992 e até hoje acontece sem fins lucrativos. Dentre os festivais desta lista, ele é o único com entrada gratuita.

Sente só como é estar na idade média com os dinamarqueses:

Midgardsblot – Vestfold, Noruega

Você que é fã de GOT é fã de vikings também, que eu sei! Por isso, os festivais  vikings também se incluem nesta lista. Um dos mais especiais é o Midgardsblot, que acontece num local chamado Borre, onde os vikings noruegueses realmente viveram séculos atrás.

O foco é música, sendo metal e outras vertentes influenciadas pela folk music nórdica, mas durante os dias de festival as pessoas podem se vestir como vikings e participar de atividades como os nórdicos ancestrais.

Além da música, tem batalha, comida e acampamento viking. Olha só como é:

Viagem medieval em Terra de Santa Maria

Em Portugal também acontece um dos mais bem falados festivais medievais europeus. O Viagem Medieval em Terra de Santa Maria acontece entre 2 e 13 de agosto e é um grande espetáculo de recriações históricas, cheio de performances e possibilidades de interação com os visitantes.

O programa do festival é bem extenso. Apesar de o foco não ser a música e não haver palcos dedicados exclusivamente às performances musicais, elas permeiam todo o evento. Veja como é:

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

 

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

1 comment

Add yours

Deixe uma resposta

Close