festivais europeus na neve snowboxxSnowboxx/Divulgação

Festivais europeus na neve que você precisa conhecer

Se você ainda não sabe, fique sabendo: os europeus adoram incensar a temporada de festivais de verão – por razões óbvias -, mas eles seguem com o calendário de festivais mesmo quando as temperaturas abaixam e a neve se precipita. Tanto que existe toda uma cena de festivais europeus na neve, ambientados em estações de esqui, onde é possível combinar música e baladas noturnas com atividades esportivas ao longo do dia.

Já dei a deixa para a temporada de festivais na neve com uma seleção de eventos do tipo que ocorrem exclusivamente na Áustria, país que concentra grande quantidade deles. Como prometido, mostro agora uma seleção de festivais em resorts de esqui espalhados pelo continente. Se você analisar esta lista e a da Áustria, vai notar que a temporada é bem delimitada, entre março e abril (fim do inverno e início da primavera), com poucas exceções. Ou seja, fica fácil se planejar se você está mais para o gelo que para o sol.

Voilá:

Horizon Festival

Onde: Bansko, Bulgária
Quando: normalmente em março. Em 2016, entre os dias 12 e 17 de março

Você já pensou em visitar a Bulgária? Sendo sim ou não a sua resposta, considere planejar uma visita quando estiver rolando o Horizon Festival. Ele acontece em Bansko, cidadezinha de pouco mais de dez mil habitantes no sudoeste do país que abriga um popular resort nas montanhas Pirin.

Auto-proclamado o maior festival da Europa a reunir música e esqui, ele ostenta vários números na programação: 120 DJs que se apresentam em palcos armados nas montanhas, 30 festas e 75 kms de pistas cobertas por neve para a prática de esqui. Banquetes, raves em um hotel abandonado, banquetes, piscinas térmicas e spa estão entre os demais atrativos do Horizon Festival. Atividades suficientes para preencher os cinco dias de duração do festival, que acontece em meio a temperaturas que não ultrapassam os 10° C.

Compre pacotes de viagem para o Horizon Festival

Snowboxx

Onde: Morzine, França
Quando: normalmente em março. Em 2016, entre os dias 12 e 19

É a mais de dois mil metros de altitude, nos alpes franceses, em Morzine, perto da fronteira com a Suíça, que acontece o Snowboxx. A pegada também é eletrônica, assim como o Horizon. Há palcos ao ar livre, shows no alto das montanhas cobertas de neve somente acessíveis por teleféricos e “iglu raves”, sets que rolam em bares com estrutura predominante de gelo. Os clubes da cidade também recebem alguns DJs, para quem deseja descer os alpes e visitar a cidade.

O clima de colônia de férias para gente grande também é semelhante, já que a programação musical é complementada por um monte de atividades de recreação (sério, parece mesmo coisa de colônia de férias): desde uma arena para fazer batalhas de bola de neve até aulas de ioga no alto das montanhas e com vista panorâmica.

Quem compra pacotes para o festival também tem acesso a um surreal parque aquático coberto equipado com toboáguas, rio artificial e jacuzzi. Quem prefere as atividades ao ar livre encara temperaturas entre 5° C e 10° C.

Compre pacotes de viagem para o Snowboxx

Rock The Pistes

Onde: França/Suíça
Quando: março. Em 2016, entre os dias 13 e 19

O Rock The Pistes acontece em Portes du Soleil, uma extensa área de esqui que cobre parte da fronteira da França com a Suíça. É, na verdade, um complexo de resorts e o festival tira partido dessa característica. A cada dia, os shows acontecem em um resort diferente, o que permite ao visitante conhecer melhor a área enquanto se desloca para ver os shows.

Um detalhe interessante do Rock The Pistes é que não há ingresso. Comprando um ski pass você tem direito a acessar todas as atividades do resort em questão e ver os shows programados para o local, que tem temperaturas entre 5° C e 10° C no período do festival.

Saiba mais: www.rockthepistes.com

Alpine Rock Fest

Onde: Andalo, Itália
Quando: normalmente em dezembro

O Alpine Rock Fest acontece em um cenário famoso: nas Dolomitas, cadeia montanhosa dos alpes italianos, ao norte do país. Ou seja, já vale pela expressividade do lugar. O festival é uma combinação de esporte e música, com uma inclinação maior para o primeiro. Na programação, exibições e competições de esportes de neve são complementadas por shows de rock. Até o Placebo já passou pelos palcos do Alpine Rock Fest. Assim como o Rock The Pistes, um ski pass já garante acesso ao evento.

No fim do ano, quando é realizado o festival, as temperaturas ficam em torno dos 6° C, mas podem subir um pouco (sim, subir!). Em 2014, o evento não ocorreu por conta das temperaturas relativamente altas para o período. Não nevou o suficiente para que as competições ocorressem de forma adequada.

Saiba mais: www.alpinerockfest.com

Além dos festivais europeus na neve, em estações de esqui, há muitos festivais “regulares”, do tipo indoor, que acontecem nos meses mais frios da Europa. Vai lá no nosso buscador de festivais para você explorar melhor essa parte oculta do calendário de festivais da Europa.

Gostou? Conheça outros festivais de música na neve.

Vai viajar para a Europa? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Sou uma das mães do Festivalando e fiz Paul McCartney falar uai no Mineirão. Só porque eu gosto de música. Nas horas vagas, faço coisas sérias e tento salvar o jornalismo.

2 comments

Add yours
    • Priscila Brito 11 novembro, 2015 at 15:42 Responder

      Fui no Wow Glacier Love no último fim de semana e achei a experiência super legal, Dan! Não conhecia esse do Canadá que você foi, bom saber. A propósito, se quiser escrever pra gente contando como foi essa viagem, o espaço está aberto 😉

Deixe uma resposta

Close