viajar para festivais de música

Viajar para festivais de música: nosso trabalho e paixão

Olá! Nós somos Gracielle Fonseca e Priscila Brito, as fundadoras do Festivalando, primeiro site brasileiro sobre viagem para festivais de música. Colecionadoras de shows e aventuras pelo mundo, queríamos tornar o hábito de viajar para festivais de música em um trabalho, um meio de vida. Nada mais adequado, então, do que fazer um site para agregar nossas experiências e compartilhar com quem também é apaixonado por festivais de música e viagem.

Se você é esse tipo de pessoa, o Festivalando é o seu lugar.

Como viajar o mundo aproveitando o melhor dos festivais?

Nós vivemos a era dos festivais de música. Nunca houve tantos festivais no mundo como hoje. E como diz o nosso patrono Eric Hobsbawm, festivais são “viagens de descoberta” e proporcionam experiências únicas. Se você chegou à conclusão que quer muito viver essa experiência, é preciso se orientar. É pra isso que estamos aqui.

No Festivalando você encontra um mix de dicas, ferramentas, relatos, informação e opinião sobre o universo dos festivais.

E todo esse conteúdo é feito por gente que pisa na lama e na grama dos festivais. Então pode confiar.

Já viajamos para cerca de 30 festivais em 15 países e vimos diferentes projetos de festival, cada um com suas peculiaridades. Por isso podemos falar com segurança que temos conteúdo para compartilhar com você.

pulseira de festival festivais de música trabalho

Cada pulseira dessas contem momentos inesquecíveis e experiências que só foram possíveis porque levantamos a bunda do sofá!

O Festivalando é reconhecido pela indústria dos festivais

Nossa expertise já foi reconhecida por parceiros importantes em menos de um ano de atividade.

O Festivalando é parceiro do portal MTV Brasil e embaixador do Lollapalooza Brasil e do Electric Daisy Carnival Brasil, ambos festivais organizados pela T4F, maior empresa de entretenimento ao vivo da América Latina. Também integramos o Spotify Creators, projeto criado pelo player de música que reúne os blogs de música mais relevantes do Brasil.

Também já fomos citadas por instituições e veículos de mídia, desde a imprensa tradicional, como Estado de Minas, até veículos digitais nativos como Nômades Digitais, passando por órgãos governamentais, como o Ministério do Turismo. Também somos fonte para trabalhos acadêmicos que tratam de festivais de música e turismo musical  desenvolvidos por alunos USP, UFPE, FGV e Casper Líbero.

Além disso, somos integrantes da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest). A ABBV preza pela qualidade e profissionalismo do conteúdo de viagem produzido pelos blogueiros do Brasil e a Aporfest reúne gente importante que fomenta e movimenta a indústria dos festivais.

A informação que você vê aqui passa pelo crivo e responsabilidade de pessoas que são formadas em comunicação e desde sempre trabalham com música. Nós, que fazemos o Festivalando, somos duas jornalistas: Gracielle Fonseca, co-autora do documentário Ruído das Minas e autora do Mulheres no Metal, e Priscila Brito, jornalista musical, colaboradora do Brasil Post e da Mixmag e autora do blog Porque eu gosto de música.

Em pouco mais de um ano construímos, com personalidade e diálogo direto, uma comunidade de leitores apaixonados por festivais de música, dispostos a viajar para qualquer lugar do mundo para ter a experiência de festival, e que até então não encontravam um “hub” que reunisse todas as informações de que eles precisavam para colocar em prática esse desejo latente.

Faça parte dessa comunidade também

Receba informações exclusivas sobre o mundo dos festivais produzidas por quem entende do assunto

As nossas viagens de descoberta musical e cultural

Quando escrevemos a primeira linha do Festivalando, nós já sabíamos o que queríamos: conhecer o mundo através dos festivais de música. Isso nos proporcionou conhecer os principais cartões postais do mundo, culturas, línguas e novos jeitos de viver. Através de um dos maiores e mais antigos festivais da Europa, o Roskilde Festival, conhecemos a Escandinávia. Também já fomos em festivais que são um sonho pra muita gente, como o Sziget Festival, na Hungria, e o Wacken Open Air, na Alemanha.

viajar para festivais de música

Há quanto tempo você está de licença da sua vida? (ou sobre como transformamos festivais de música em trabalho)

O Festivalando só nasceu porque nós duas decidimos que era hora de deixar nossos empregos pra trás. Cada uma de nós pediu demissão do emprego por razões particulares, mas de modo geral o fizemos porque vimos que uma viagem por festivais na Europa não era simplesmente uma forma de chutar o balde, mas principalmente um projeto profissional estimulante e promissor no qual valia muito a pena investir.

Fazer do Festivalando o nosso trabalho foi um jeito de dar um basta na licença sem prazo que tínhamos tirado da nossa vida e daquilo que amamos. Não foi fácil. Estávamos fechando um ciclo de nossas vidas e entrando em um mundo completamente amplo e cheio de informações, o dos festivais de música, e não tínhamos um espaço como o que construímos no Festivalando para nos guiar. Foi preciso perder sono, gastar mais do que era preciso e entender que informação e planejamento deixam tudo mais fácil.

O Festivalando quer te ajudar a viajar para festivais de música

E é por isso que criamos um lugar onde você pode encontrar tudo sobre festivais de música. Queremos que você seja um festivaleiro independente, informado e empoderado para fazer suas próprias escolhas na sua busca por festivais. Queremos que, assim como nós, mais e mais, você também passe a viajar para festivais de música.

Comece agora a se preparar para viajar o mundo atrás de festivais

Receba o nosso conteúdo e garanta experiências de festival e de viagem inesquecíveis