festivais europeus de 2017European Festival Awards 2016 – Groningen 2017/ Divulgação

Conheça os ganhadores do Festival Awards e embarque para os mais premiados festivais europeus em 2017

A gente não se cansa de apresentar para vocês várias maneiras de escolher um festival para chamar de seu e se jogar no mundo. Caso você ainda não tenha se convencido de qualquer lineup de festival em 2017, não foi fisgado por nenhum destino turístico com bons festivais, mas continua querendo saber qual é a boa dos festivais europeus em 2017, leia esse post!

Um possível caminho para você é ir atrás dos festivais premiados recentemente no European Festival Awards, evento que premia os melhores festivais da Europa. A premiação parte do Eurosonic Noorderslag e é uma noite de gala. É um Oscar dos festivais de música que tem como jurados as pessoas mais influentes do mundo dos festivais. A gente esteve no Eurosonic Noorderslag deste ano e ficamos impressionadas com o quanto o pessoal leva festival a sério por lá. Nos sentimos em casa, para falar a verdade.

Este ano, participaram 350 festivais, de mais de 50 destinos diferentes na Europa. Os melhores festivais foram escolhidos por 800 mil votos vindos da audiência e de especialistas.

eurosonic noorderslag festivais europa

Eurosonic Noorderslag – Awards Show. PH: Jorn Baars

Festivais europeus premiados para todos os gostos

As categorias de premiação dos festivais europeus certamente guardam alguma afinidade com o seu gosto. Tem best major festival, para quem gosta de festivais grandões. Mas tem também o Best medium-sized, para quem curte um badalo mais que ainda sim seja mais calmo, ou o best small size, para quem curte os festivais pequenos, ou gosta de eventos pequenos. Para quem curte novidade, tem o prêmio de melhor novo festival também. Há também outras categorias importantes, como festival eleito com melhor lineup e festival favorito dos artistas. Para quem gosta de festivais seguros, tem também prêmio nessa categoria. E ainda, para quem prioriza a proteção ao meio ambiente, também são premiados os festivais que fazem o melhor que podem em ações sustentáveis.

Onde estão os festivais europeus premiados em 2017?

Um pouco mais de suspense, até revelarmos os nomes e darmos uma palinha sobre cada festival ganhador, não é mesmo? Mentira, haha, não é só por isso. Mas é uma tentativa de te mostrar as possibilidades de destino de viagem para festival em meio a esse glamour todo de premiação.

Pois bem, o destino mais premiado este ano no European Festival Awards foi a Alemanha! O país fez a rapa das estatuetas. Também, é um dos destinos que mais possuem festival no velho continente. Em segundo lugar, Reino Unido, outro destino cheio de bons festivais. Por fim, Suíça, Bélgica, Áustria e Espanha também tiveram festivais que levaram o prêmio para casa. Vamos saber então quem são eles?

Você pode comprar pacotes completos para todos os festivais premiados aqui, com os nossos parceiros da Festicket. Você não paga nada a mais em comprar com eles, mas ajuda a gente a continuar festivalando com a porcentagem da venda que ganhamos 😉

Rock Werchter (Bélgica)

O festival belga ganhou como o melhor maior festival europeu este ano. A Bélgica é um destino com muitos festivais interessantes, que valem uma visita, independente de qualquer prêmio. Por exemplo, estivemos no Graspop do ano passado, em Dessel e foi fantástico.
O Rock Werchter rola em Werchter desde de 1975. É festival de música mais antigo do país. São quatro dias de shows que transitam entre o rock, pop e o indie, trazendo lineups sempre consistentes. Este ano, eles contam simplesmente com Radiohead, Foo Fighters, Arcade Fire, Lorde, Linkin Park, System of a Down, Kings of Leon, Imagine Dragons e Dropick Murphis… e isso é só o começo. Faltam mais nomes para serem anunciados.
Além do lineup responsa, o festival acontece em um lindo parque em Werchter, com estrutura de muita qualidade, áreas verdes, camping e muita diversão. São três palcos e mais de 150 mil pessoas passando por lá todos os anos para muita diversão. Se você curtiu esse premiado aqui, save the date: 30 de junho a 2 de julho de 2017.

Paléo Festival Nyon (Suíça)

O Paléo levou o prêmio de melhor festival de tamanho médio. É também um dos festivais mais antigos da Suíça. Rola desde 1076 e foi um dos primeiros festivais de Folk no país a atrair milhares de pessoas para Nyon. É Um open air que está cercado de paisagens belas, assim como é normal no país, né – a Suíça e seus festivais em lugares lindos, né, como foi o Montreux Jazz, em que também estivemos, em plena Riviera.
Apesar de ter começado como Folk, hoje em dia o lineup é construído com artistas indie, rock, pop, jazz. O lineup do festival deste ano ainda será revelado no dia 28 de março. O festival acontece entre os dias 18 e 23 de julho.

Snowbombing (Áustria)

Imagina que beleza estar em um festival feito numa estação de esqui, nas montanhas austríacas? E ainda, com 7 dias de música eletrônica e contemporânea rolando em um resort maravilhoso? Este é o Snowbombing. É o mais famoso festival de eletrônica que rola em plena neve. Este ano, ele levou para casa o prêmio de melhor pequeno festival. É um experiência diferente de festival, com direito a muita neve e gelo, mas muita agitação durante as noites também. O festival rola em abril, de 3 a 8, em Mayrhofen.

Reeperbahn Festival (Alemanha)

O prêmio de melhor festival indoor deste ano ficou com o alemão Reeperbahn, que é o maior festival de clubes do país. São mais de 800 eventos que acontecem anualmente em Hamburgo. Além da música, focada em eletrônica e contemporânea, o festival também promove uma série de eventos de exibição de filmes, teatro e exposição de artes.
Além disso, o festival é um evento Showcase e uma conferência voltada para as pessoas que trabalham na indústria da música. A edição de Hamburgo acontece entre os dia 20 e 23 de Setembro.

Southside Festival (Alemanha)

O festival eleito como o mais seguro de 2016 também foi da Alemanha. O Southside Festival é um dos maiores festivais do país. Reúne os principais headliners do momento, artistas proeminentes da cena alemã e revelações. É o festival “gêmeo” do Hurricane, que acontece no mesmo fim de semana, com lineup semelhante, em Scheessel, no norte da Alemanha. O Southside rola em Tuttlingen entre os dias 23 e 25 de junho. Este ano, o lineup conta com nomes como Green Day, Imagine Dragons, Die Antwoord, Casper, Linkin Park, entre outros.

shambala festival

Prêmio de melhor festival ‘verde’ no European Festival Awards 2016.

Shambala festival (Reino Unido)

O Shambala ganhou o prêmio de festival mais verde de 2016 na Europa. O Festival sem fins lucrativos é um dos grandes nomes entre os festivais de música eletrônica do Reino Unido. A proposta do festival é de promover experiências sustentáveis durante os dias de evento. Assim, eles possuem sistemas de reciclagem de lixo muito interessantes, são um evento totalmente livre do uso de plástico, promovem oficinas de reaproveitamento de materiais, tendas para negócios de economia alternativa, áreas para cura e terapias alternativas entre outras coisas que fazem parte de um mundo mais calmo. Os organizadores do festival também investem em ações para promover a conscientização e o engajamento em ações para reverter o aquecimento global, o manejo de resíduos, o consumo entre outros assuntos. O festival acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, em um lindo parque de Northamptonshire.

Mad Cool Festival (Espanha)

Ganhou como melhor novo festival de 2016 esse festival super legal, que rola em Caja Magica, Madrid. Madrid é uma capital que dispensa apresentações. Um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, conhecido pelas baladas, pela comida, pela cultura. Então, um festival aí parece ser um motivo perfeito para visitar a cidade. Ainda mais se o festival foi premiado como a melhor revelação. São três dias de música, com um lineup cheio de coisas legais. Para os dias 6, 7 e 8 de julho deste ano, o Mad Cool traz como headliners Foo Fighters, Green Day e Kings of Leon. O lineup final ainda não foi definido, mas promte muito.

Sziget Festival (Hungria)

Temos uma relação conturbada com o Sziget Festival e, por isso, não entendemos muito quando eles são premiados. Mas, mais uma vez o Sziget leva um troféu para casa. Dessa vez, com o título de festival favorito dos artistas. Só posso dizer que, um dia esses artistas deveriam descer do palco e viver alguma experiência de público para ver se vão continuar com a mesma opinião. Rs, tirando o nosso veneno, esse festival não pode ser ignorado. Nós mesmas já pensamos em dar uma segunda chance para ele. Afinal, é um dos maiores festivais multiculturais da Europa. Reúne visitantes de mais de 70 países e tem mais de 200 shows por dia! Além disso, fica em uma das ilhas de Budapeste, um lugar muito bonito, com água para nadar e tudo mais. Este ano, o Sziget rola de 9 a 16 de agosto e tem nomes como Major Lazer, Bad Religion, Two Door Cinema Club entre outros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

1 comment

Add yours
  1. CONHEÇA OS GANHADORES DO FESTIVAL AWARDS E EMBARQUE PARA OS MAIS PREMIADOS FESTIVAIS EUROPEUS EM 2017 - Jabuticaba 26 janeiro, 2017 at 02:20 Responder

    […] Deu no Festivalando: “A gente não se cansa de apresentar para vocês várias maneiras de escolher um festival para chamar de seu e se jogar no mundo. Caso você ainda não tenha se convencido de qualquer lineup de festival em 2017, não foi fisgado por nenhum destino turístico com bons festivais, mas continua querendo saber qual é a boa dos festivais europeus em 2017, leia esse post”: http://festivalando.com.br/conheca-os-ganhadores-do-european-festival-awards-e-aumente-sua-wishlist-… […]

Deixe uma resposta