A cantora Cássia Eller morreu há quase 15 anos, mas voltou à mídia com força total, em 2015. Por uma destas coincidências difíceis de serem explicadas, ela é o foco central de 3 maneiras diferentes, ao mesmo tempo. Para os fãs de carteirinha, é quase como acertar na mega sena.

Apesar da pequena divulgação, um documentário sobre a artista carioca que viveu radicada em Brasília durante muito tempo, vem rodando o Brasil. Mostra a artista sem filtros. Defeitos e qualidades são vistos, da maneira que a própria Cássia iria preferir, com certeza. Bastidores de sua última turnê – o auge de seu trabalho – revelam suas contradições, sua genialidade, sua doçura e agressividade, tudo caminhando junto.

Um ser humano real veio a tona através do trabalho do documentarista Paulo Henrique Fontenelle (do premiado Loki, com Arnaldo Batista, dos Mutantes), com total aprovação da família de Eller, em especial de seu filho único, Chicão. Cássia fez participações marcantes em grandes festivais brasileiros, em especial no Rock in Rio 2001, quando recebeu elogios especiais do próprio David Grohl, após sua performance explosiva de Smells Like Teen Spirit, do Nirvana.

Também está aberta ao público em geral, uma exposição fotográfica onde grandes ícones da música brasileira são mostrados em fotos raras. “Pela Lente do Amor: A MPB em fotos de Cristina Granato e Mario Luiz Thompson” apresenta cerca de 150 imagens divididas entre os temas Palco e Intimidade. No Imperator, no Rio de Janeiro.

cassia eller musical
Imagem do espetáculo ‘Cássia Eller – O Musical’. Foto: Divulgação

E finalmente, Cássia é revivida em um musical, onde é interpretada pela atriz Tacy de Campos. Com direção de João Fonseca e Viniciús Arneiro, o espetáculo tem como diretora musical a percussionista Lan Lan, que era da banda da cantora, além de amiga pessoal. Após passar por Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, “Cássia Eller – O Musical” retorna ao Rio de Janeiro novamente, prometendo rodar o país, em seguida.

Mate a saudade, revendo sua performance no Acústico MTV.

Leave a comment