bares de rock em bhMatriz casa cultural, Belo Horizonte/ divulgação.

Os bares de rock em BH que você precisa conhecer

Eu não sou de Belo Horizonte. Nasci no Serro (terra do queijo), no interior de Minas Gerais. Eu odiava Bhell. Concordava com o título de ‘roça iluminada’ e lamentava o fato de não ter a mesma paz da minha ‘roça true’. No entanto, minha vida mudou quando comecei a escutar rock e metal e, assim, conheci os bares de rock em BH.

O post de hoje é dedicado pra vc  que vem curtir festivais de música aqui em Belo Horizonte – o festival Planeta Brasil, por exemplo. Também pra vc que curte rock e metal e vem apenas nos fazer uma visitinha, comer pão de queijo e tomar uma cachacinha no Mercado Central. Os bares de rock em BH estão em muitas regiões da cidade, desde a zona sul, central e noroeste. São diversos, atendem a gostos, estilos e bolsos muito variados.


Booking.com

Reunimos os melhores para vocês, e ainda separamos mais ou menos pelo jeitão, ou pelas ‘temáticas’ que os regem.

Cafofos maravilhosos do underground

Não entenda ‘cafofo’ aqui como algo pejorativo. Estamos falando dos cafofos do coração, os ca-FOFOS, entende? Hahah! Afinal, falamos de bares que são muito importantes para a história do rock, indie, metal e underground em geral em Belo Horizonte.

As estruturas são compactas, simples e a aparência às vezes suja. E é assim que muita gente gosta às vezes – inclusive eu! Esses lugares são testemunhas de noites especiais para a cena underground da cidade, e por isso merecem destaque como importantes bares de rock em BH.

Matriz Casa Cultural

O Matriz, matrix, matreco para os íntimos fez parte da minha adolescência. Foi aí que me entendi como headbanger e vi shows de bandas locais, internacionais; fiz um monte de amizades e comemorei o dia que passei no vestibular da UFMG.

Localizada no coração da cidade, em um dos edifícios mais famosos de BH, o JK, desde 2000, a casa está aberta para vários tipos de expressão artística independente. Então, espere encontrar no Matriz shows dos mais variados: desde o ‘bailinho gótico’, até o punk mais visceral; espere encontrar, também, mostras de cinema, fotografia e pequenos festivais.

Saiba mais e acompanhe a programação do Matriz.

A Obra Bar Dançante

Confesso que não sou frequentadora, mas é preciso admitir: a obra é o bar mais importante para a cena indie de Belo Horizonte. O espaço é dedicado somente a bandas autorais, independentes e alternativas que dividem as noites com DJs.  Rock, pop, black, rap, eletro e até brega são os gêneros musicais que você vai ouvir por lá.

Curte tudo isso? Então já sabe onde ir, né?

Mais informações sobre A Obra.

bares de rock em bh

A Obra/ Divulgação

Stonehenge Rock Bar

Gosto muito do Stonehenge, especialmente dos shows de metal que acontecem aí. Nomes importantes como Satyricon, bem como os novatos do The Vintage Caravan também se apresentaram na casa.

Além de tudo isso, o Stonehenge é um dos principais espaços para o metal nacional autoral. Outro dia mesmo fui ao BH Metal Fest, com bandas ótimas como Sacrificed, Godalien, Zargof, Dinnamarque. De vez em quando também rolam bandas cover, exposições e festas. Vale a pena conferir o lugar.

Mais informações sobre o Stonehenge Rock Bar.

bares de rock em bh

Stonehenge/ Divulgação – Ph: Iana Domingos

“New wave of” bares de rock em BH

Alguns bares de rock em Bh surgiram nos últimos anos e já se mostram muito importantes para movimentar a capital. Escolhemos três deles, pois são os que também frequentamos nos últimos tempos e achamos que merecem destaque.

Underground Balck Pub

O Underground Black Pub já nasceu com o mérito de descentralizar a velha balada de rock de BH. Localizado em um bairro da zona noroeste da cidade, onde tradicionalmente não havia espaço para o rock, a casa fez a diferença.

Além de chamar a atenção pelos carros clássicos (americanos e nacionais), que ficam quase sempre expostos em dias de show, o local possui uma das decorações mais interessantes entre os bares de rock em bh. Não estamos falando de uma decoração de posteres encomendados. Mas sim, de um apanhado de raridades e objetos pessoais, que contam a história do rock e talvez do dono da casa. Tem até um antigo ônibus, o qual foi adaptado com mesas de bar em seu interior, servindo como um cantinho reservado de frente para a sinuca do local.

Além de tudo isso, o Underground Balck Pub é o único entre os bares de rock em BH a ter o palco acima do bar. Quem ainda não foi, precisa passar por lá.

Mais sobre o Underground Black Pub

bares e rock em bh

Underground Pub/Divulgação

Mister Rock Bar

Esse é de fato o caçulinha. Em comparação com os demais, o Mister Rock chama a atenção por ser um lugar muito amplo e bem arejado. No entanto, a acústica ainda é um desafio para a casa.

Apesar disso, há muitas vantagens como cerveja mais barata que a média dos bares de rock em BH. Nunca estive em meio a muvucas insuportáveis aí, pois é bem espaçoso e com uma boa oferta de mesinhas para a gente descansar as pernas.

Bandas de rock autorais, cover, pequenos festivais, tudo isso rola aí. O foco da casa tem sido o rock e o metal.

Mais sobre o Mister Rock Bar.

bares de rock em bh

Mister Rock Bar/ Divulgação

Rec Music Bar

Localizado no bairro do “fervo” de Bh, o Rec Bar é um lugar agradável, com mesas a céu aberto e também sinuca – como a maioria dos bares acima. A partir de quarta feira, pode-se encontrar na programação grupos de rock e blues, que são os carros chefe da casa. Há também uma carta de cervejas especiais para atender a clientela rock ‘n’ roll.

Mais sobre o Rec Music Bar.

bares e rock em bh

Rec Music Bar/ Divulgação

Rock topzera, tipo balada

A lista a seguir é dos bares com cara de balada. São bares com estrutura bem luxuosa, quando comparamos com os demais lugares listados aqui. Estão localizados na zona sul de BH, e aí você pode esperar preços um pouco mais elevados. Tudo tem a ver com ambiente de boate. Até o público, às vezes. A única diferença é que toca rock.

Na maioria das vezes as casas têm shows de bandas cover. Algumas bandas são realmente imperdíveis, como a Lurex, cover de Queen, e Seu Madruga, AC/DC cover ou a Kiss Alive, de Kiss. Outras nem sempre valem a pena o preço do ingresso.

Jack Rock Bar

O nome é inspirado na música “the Jack”,do AC/DC. A estrutura é digna de prêmios de melhor casa de show ao vivo (Veja Bh); e de melhor lugar para paquerar (Revista encontro). Há sinuca, estacionamento, carta de cervejas especiais. Os banheiros estão sempre muito limpos e cheirosos. A casa também é climatizada, o que ajuda bastante nesse verão quente e massacrante da capital mineira.

Mais sobre o Jack Rock Bar.

bares de rock em bh

Jack Rock Bar/Divulgação

Lord Pub

O Lord Pub pertence ao mesmo grupo que gerencia o Jack Rock Bar. Por isso, você vai encontrar o mesmo padrão descrito acima. Porém, enquanto o Jack tem uma onda um pouco mais de “balada”, o Lord parece um lugar um pouco mais calmo e reservado. Há um sushi bar e também carta de drinks especiais. A decoração é bem diferente do outro bar da empresa, pois é inpirada em motivos medievais. Já a programação de bandas é mais voltada para o rock clássico.

Mais sobre o Lord Pub.

bares de rock em BH

Lord Pub/ Divulgação

Amsterdam Pub

O Amsterdam Pub também está na região sul. Ambiente descolado, com bons drinks e vários espaços aconchegantes.  Apesar de não ser do mesmo grupo que gerencia as casas anteriores nesta lista, o local compartilha do mesmo padrão. É climatizado, com uma estrutura luxuosa, carta de cervejas e drinks especiais.

Dedicado a bandas autorais e cover, o Amsterdam é um dos lugares preferidos para os belorizontinos que gostam de rock.

Mais sobre o Amsterdam Pub.

bares de rock em bh

Amsterdam Pub/ Divulgação

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close