festivais de música na neveChris Jones/Snowbombing/Divulgação

Áustria, o país dos festivais de música na neve

Post atualizado em 15 de outubro de 2015

A badalada e cobiçada temporada de festivais de verão na Europa se aproxima do fim com o término da estação dentro de alguns dias, mas isso não quer dizer que os festivais cessam por completo. Sim, o ritmo cai junto com a queda da temperatura e há menos opções. Mas, como contrapartida, o frio traz consigo uma modalidade muito atrativa de festival: em resorts de esqui, imersos na neve, com vista para os alpes. Confesso que meu negócio é e sempre será um bom calorão, mas não consegui resistir a essa proposta que combina muito bem uma boa experiência com um cenário naturalmente turístico.

França, Suíça, Bulgária e Andorra são alguns dos países onde você vai encontrar festivais de música na neve, mas é a Áustria que concentra hoje boa parte deles. Desde o ano passado eu venho namorando o Snowbombing, que rola em Mayrhofen, um dos mais estabelecidos nesse filão, e quando comentei com um amigo austríaco a respeito, ele me disse que são muitos os festivais por lá que seguem essa fórmula de se instalarem em resorts de esqui.

O fato de ter cidades localizadas a mais de dois, três mil metros de altitude e próximas a geleiras ajuda (caso da própria Mayrhofen), pois a neve não está condicionada ao inverno, e é possível, assim, distribuir bem os festivais pelo calendário, e eles acabam acontecendo não só no inverno, como também na primavera. Majoritariamente, são festivais de música eletrônica.

Ainda vou dedicar mais espaço em futuros posts para os festivais na neve espalhados pela Europa (e expandir para os Estados Unidos, onde também há essa opção), mas hoje vou me concentrar em indicar os da Áustria, o ~hotspot~ dos festivais ~gelados~. Tum dum dass! 😛

Wow Glacier Love
Onde: Zell am See
Quando: novembro. Neste ano, entre os dias 6 e 8.

O Wow Glacier Love se auto-intitula o pontapé inicial da temporada de festivais de inverno. Dedicado à música eletrônica, ele acontece em Zell am See, cidade de apenas 10 mil habitantes, e tem a geleira de Kitzsteinhorn como cenário principal. Em novembro, quando acontece o Wow Glacier Love, a temperatura não passa dos 5º C.

Além de um palco nas montanhas, tem festas em clubes locais, demonstrações de esportes de inverno e workshops para testar novidades nos equipamentos de esqui. Pacotes com ingresso, passes para esquiar e acomodação partem dos 150 euros

Zell am See está próxima a Salzburgo e Munique, e é um típico destino turístico graças aos seus alpes, estações de esqui, lagos e castelos.

Saiba mais: www.wowglacierlove.at

Rave On Snow
Onde: Saalbach-Hinterglemm
Quando: dezembro. Neste ano, entre os dias 13 e 12.

São mais de 70 atrações tocando em palcos ao ar livre nos alpes da pequetita Saalbach-Hinterglemm, que tem pouco mais de três mil habitantes e vive basicamente do turismo dos resorts de esqui. Em dezembro, quando ocorre o festival, a média de temperatura é de 1º C.

Além do lineup regular, o Rave On Snow realiza uma festa no topo do monte Schattberg, por onde se chega através de teleféricos. Além disso, o público pode aproveitar toda a estrutura do resort para esquiar, mas os custos não estão inclusos no ingresso. É preciso pagar à parte.

Saalbach-Hinterglemm está próxima de Salzburgo e de Munique, o que facilita ampliar o roteiro de viagem para outros lugares interessantes. A propósito, quem decide partir da cidade alemã rumo ao festival pode pegar um “party bus” pra já entrar no clima no caminho em direção ao resort.

Saiba mais: www.raveonsnow.com

Electric Mountain Festival
Onde: Sölden
Quando: abril

Relativamente novo, a caminho da sua quinta edição, o Electric Mountain Festival acontece em Sölden, no estado do Tirol. Aqui o cenário é a montanha de Giggijoch, a mais de dois mil metros de altitude, em mais um dos muitos resorts de esqui da Áustria. A boa do festival: quem tem um passe de esqui da cidade tem entrada livre para o festival (e olha que neste ano Nicky Romero foi um dos headliners).

Sölden é o terceiro principal destino turístico da Áustria, atrás de Viena e Salzburgo, e também está bem perto da fronteira com o norte da Itália. Em abril, época do Electric Mountain Festival, temperaturas a no máximo 15º C.

Saiba mais: www.soelden.com/electric-mountain_festival-program

Snowbombing
Onde: Mayrhofen
Quando: abril

O Snowbombing é provavelmente o maior festival no mundo realizado em uma estação de esqui e quem é ligado em festival de música eletrônica certamente já deve cobiçar o Snowbombing há algum tempo. Dura uma semana inteira, tem oito ambientes/palcos diferentes (inclusive um clube feito todo de neve) e oferece aulas de esqui e snowboard.

Como uma espécie de warm up, realiza uma road trip de dois dias por alguns pontos da Europa em direção ao local do festival. Pelo caminho, umas baladinhas e até meet and greet com alguns dos artistas do lineup. Neste ano, por exemplo, a viagem começou por Dover, no Reino Unido, numa travessia de ferry até Calais, na França. De lá, um comboio de 150 carros lotados de festival goers passou por Luxemburgo até chegar finalmente a Mayrhofen, onde acontece o Snowbombing.

É claro que tudo isso tem um preço e não é nada baixo. O Snowbombing só vende pacotes com o combo ingresso + acomodação no resort, e os preços partem de 200 libras (sim, os preços são em libras, apesar do festival acontecer na zona do Euro). Aulas de esqui, aluguel de equipamentos, transfer são serviços cobrados à parte. A fantástica road trip também tem um custo. Neste ano, foi de 299 libras :O

Compre pacotes de viagem para o Snowbombing

Mayrhofen fica no estado do Tirol, e a estação de esqui local é considerada uma das principais da Europa. Em abril, quando rola o Snowbombing, a temperatura pode chegar aos 12º C, considerando a média histórica. De boa, né?

Saiba mais: www.snowbombing.com

Full Metal Mountain
Onde: Kärnten
Quando: de 28 de março a 3 de abril

O Full Metal Mountain é a novidade na área. O festival estreia em 2016 ostentando o título de primeiro evento de heavy metal a se aventurar nesse filão de festivais gelados. Parte da ~família~ Wacken Open Air, vai combinar shows no alto das montanhas com atividades livres de esqui em Nassfeld, a maior área de esqui de Kârnten, cidade próxima a Salszburgo.

Saiba mais: www.full-metal-mountain.com

E é bom lembrar que, fora essa categoria muito específica de festivais na neve, tem outros festivais “normais” que acontecem regularmente na Europa nos meses mais frios. Lá no nosso buscador você encontra uma variedade boa de festivais europeus de novembro até abril para gostos bem variados – heavy metal, música eletrônica, indie, reggae e jazz 😉

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Priscila Brito

Sou jornalista e melômana, não sei se nessa ordem. Coleciono ingressos de shows desde 2001. Agora também coleciono pulseiras de festival e carimbos no passaporte. Além de uma das mães do Festivalando, sou colaboradora da Mixmag e do Brasil Post e autora do Porque eu gosto de música. Também ajudei Paul McCartney a falar uai em pleno Mineirão.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta