florestas da noruegaWikimedia Commons – Sognsvann lake, Oslo

As florestas da Noruega, mais perto do que se imagina

A minha segunda vez na Noruega, na páscoa de 2015, ainda não foi o momento em que tive tempo de visitar um fjord, paisagem norueguesa mais popular entre os viajantes e mochileiros, formada pela erosão glacial. Ir a um fjord exige um pouco mais de planejamento e dias livres, sem muito festival no meio do caminho, sabe? hehe. Mas não estou reclamando. Curti muito cada momento em Oslo, na ocasião do Inferno Music Festival daquele ano.

Além disso, a Noruega oferece muito mais, sempre. Principalmente quando o assunto são as belezas naturais. Uma amiga minha, a Claudia Azevedo morou em Oslo por um tempo e disse: em cada ponto final das linhas de metrô (T-Banen) em Oslo você consegue chegar a uma floresta. E é bem verdade. Praticamente todas as linhas levam a uma floresta. Também não é para menos. As florestas da Noruega cobrem cerca de 38% do território do país. Portanto, na Noruega, vá a uma floresta! Este é um programa imperdível e gratuito. Ver as coníferas e outras árvores lindas, exuberantes e imponentes de perto podem fazer muito bem para recuperar as energias entre os dias de festival, ou mesmo em intervalos das visitas aos museus e atrações turísticas.

É incrível como em menos de 20 minutos, partindo do hipercentro de Oslo, capital da Noruega, você chega a uma vegetação completamente preservada, bem como a fauna – eles nomeiam o conjunto da área de florestas da capial como Oslomarka. Os noruegueses cuidam muito bem dessas áreas, mantidas costantemente lindas e limpas.

Na maioria delas existe uma entrada ou portaria com certa estrutura, como banheiros e uma pequena lanchonete. Em outras, há estruturas maiores, com aluguel de equipamento para esqui, serviço de guia, etc. Essas formações florestais da capital são divididas basicamente em onze áreas- Nordmarka, Østmarka, Lillomarka, Gjelleråsmarka, Bærumsmarka, KrokskogenVestmarka, Kjekstadmarka, Sørmarka, Follomarka e Romeriksåsene. Mas  vamos falar um pouco sobre as duas que conhecemos, a Østmarka e Nordmarka, ambas de fácil acesso.

Veja nossas dicas de hotéis em Oslo e faça sua reserva

Nordmarka – florestas da Noruega ao norte

Essa é a área de florestas ao norte da Noruega, que totaliza mais de 400 km2. Dentre as atividades possíveis estão o hiking, caminhadas, esqui (durante o outono e inverno), cicloturismo e natação nos lagos da região – durante o verão, pois no inverno eles congelam! Trata-se de uma das paisagens mais bonitas da capital, a poucos minutos do centro. Lá você também vai encontar trilhas bem sinalizadas, e até mesmo cabanas para passar uma noite. Elas podem ser reservadas junto aos responsáveis pela administração da floresta, geralmente ligados à prefeitura de Oslo. Dentro dessa área, compensa muito ir em alguns lugares:

Holmenkollen

Nunca me imaginei usando tais trajes na Noruega, nem no verão!

Nunca me imaginei usando tais trajes na Noruega, nem no verão!

Holmenkollen é mais famosa pela estação de esqui e pelo museu do esqui – (além da igreja, queimada pelo povo do Black metal =P ). Porém, seus arredores também são cercados por lindas florestas. Vale a pena entrar em algumas delas, pois a maioria possui trilhas bem marcadas. Logo, não há muitos problemas. Eu mesma andei um pouco na floresta perto da igreja de Holmenkollen.

Como chegar: pegar o t-banen 1 na Stortinget, com direção a Frognerseteren. Desça em Holmenkollen. Você gasta aproximadamente 25 minutos para chegar lá!

Sognsvann

11087814_10152749651861080_6992934691199643571_o

Também situado na região da Nordmarka, é muito fácil chegar a esse lago rodeado por lindas florestas. No verão, o local se torna um dos destinos mais populares em Oslo para acampar, fazer piquenique, ou apenas caminhar tranquilamente. Não fui no verão, mas vivi ótimos momentos no passeio que fiz por lá no início da primavera. O lago ainda estava congelado, mas a paisagem era de extrema beleza, mesmo assim.

florestas da noruega

Verão em Sognsvann, wikimedia commons.

Existem alguns banheiros em lugares estratégicos, uma recepção e lanchonete logo na entrada, pertinho da estação de metrô em que descemos. Há algumas regras com observação a fazer fogo e bebidas alcoólicas no acampamento e piquenique. Vale a pena entrar em contato com a administração antes, ou então, dar uma olhadinha no que dizem aqui.

A Svartkulp, ou piscina preta, é um pequeno lago em meio à floresta, pertinho do Sognsvann , e uma das áreas de nudismo mais famosas de Oslo. Também pode valer a pena uma visita, no verão, claro, hahaha.

Como chegar em Sognsvann : partindo do centro, vá para a estação de Stortinget, pegue a linha 6 do T-banen, ou metrô, com destino a Sognsvann. Desça no ponto final, denominado Sognsvann =). Para chegar a essa delícia de lugar, leva-se menos de 50 minutos, gastando bem pouquinho, coisa de 30nok ( ou 15 reais).

Østmarka – florestas da Noruega ao leste de Oslo

Østmarka florestas da noruega

As florestas da Østmarka, região leste de Oslo,totalizam uma área de cerca de 256 km2 de vegetação. É uma floresta mais aberta, formada baiscamente por pinus. Essa área oferece atividades diversas para praticamente o ano todo. No verão e primavera, as caminhadas e o próprio hiking é muito praticado, bem como o cicloturismo. Nadar nos lagos que ficam nessas florestas também é uma ótima pedida para o verão, uma vez que no inverno ficam completamente congelados. No inverno e outono é possível esquiar. As trilhas ficam iluminadas e bem marcadas durante o dia e a noite. Em alguns locais dessa floresta, também é possível ficar em cabanas. Basta verificar com antecedência a disponibilidade com a administração das florestas, geralmente ligada à prefeitura de Oslo.

Ellingsrudåsen

Nesse local se encontra um dos cafés de esporte mais aconchegantes de Oslo, o Mariholtet. Esse café é como uma parada para as pessoas que praticam hiking e esqui bem ao lado de uma das florestas da região da Østmarka. Os preços são meio salgados, mas a região de florestas compensa e é de graça!

Como chegar: Quando na área central de Oslo, o jeito mais fácil de chegar à floresta mais próxima da Østmarka é pegar o T-banen linha 2, na estação Stortinget, com direção a Ellingsrudåsen . Você desce em Ellingsrudåsen T. Gasta-se apenas meia hora para ver uma das paisagens mais legais de Oslo.

Existem muitas áreas belas de florestas para se explorar em Oslo, e também no resto da Noruega. Por isso, não tenha medo de ir até os pontos finais das linhas de metrô e andar por essas belas paisagens! Eu, por exemplo, que só as conhecia pelas mitologias das capas dos meus cds favoritos, agora fiquei mais encantada ainda!

filosofem

Vai viajar para a Noruega? Faça agora o seu seguro viagem. Ele é exigido para entrar na Europa, e se você não apresenta-lo será barradx na migração. Além disso, é a garantia de que você estará amparadx caso haja algum imprevisto com a sua saúde. Aqui você pode pesquisar o melhor preço em várias seguradoras, comprar o que se adequar ao seu orçamento, conseguir um desconto e parcelar sem juros.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba nossas dicas, histórias e novidades de viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

2 comments

Add yours
    • Gracielle Fonseca 4 Janeiro, 2016 at 19:47 Responder

      Que demais, Sidney! Obrigada pelo elogio, mas agora você me deixou morrendo de vontade de voltar para aquele lugar! Eita ferro, hehe! Aproveite muito a sua viagem! Vai ficar até quando lá? Já deu uma olhada nos festivais do período? Bjs!

Deixe uma resposta

Close