Sigamos lacrando, então. Você já havia visto, na história das publicações, um almanaque só de festivais de música? A gente não tem conhecimento de nenhum. Por isso, decidimos fazer o Almanaque Festivalando para 2016. A ideia, a princípio, era fazer um guia dos festivais do mundo inteiro e disponibilizar para vocês. Afinal, nós mesmas ainda estamos a nos guiar pelos caminhos festivaleiros esse ano, e achamos que, assim como nós, vocês gostariam de ter um cardápio legal, para escolher os melhores. Mas aí, a ideia do guia deu lugar a outra coisa, quando a gente foi à fundo no conceito de Almanaque e começou a flertar com ele.

[restrict userlevel=”subscriber”][joomag width=650 height=424 title=almanaque-festivalando-março-2016 magazineId=0894620001455494904 pageNumber=1 theme=293042,151b26,ffffff,ffe358 ][/restrict]

 

A palavra almanaque, em sua origem árabe (al-manah), diz do círculo de passagem dos meses. Outro significado criativo e apropriado: a mesma palavra também se refere a um lugar de parada de viagem. O Almanaque Festivalando quer ser esse lugar de parada entre viagens, ou na própria viagem, onde você pode se distrair, matar curiosidades sobre festivais e, ao mesmo tempo, se programar para o próximo ciclo de meses, lendo sobre os melhores eventos, destinos, headliners e outras iscas que podem te levar para dentro dos festivais de música.

Somos formadas em Comunicação/Jornalismo, mas nunca havíamos feito uma publicação como essa, só nossa, para falar da nossa paixão, os festivais de música. Idealizamos o Almanaque Festivalando para ser a publicação que faltava e que gostaríamos de ler. O conceito editorial de almanaque nos guiou,  bem como a ideia de uma trajetória interessante para os nossos leitores. Foi assim que pensamos cada sessão, com muito carinho:

almanaque índice
Entrevistas

Quem ama festivais tem algumas curiosidades. Elas, certamente, passam em algum momento pela mágica de como os organizadores montam um line up de festival. Afinal, não é truque, nem só contato, nem só disponibilidade de agenda. Mas como acontece, então? Está na íntegra, no Almanaque Festivalando, a entrevista com o Marcos Boffa, um dos principais programadores de festival no Brasil, que tem no currículo festivais como BHRiff, Eletronika, Sónar SP, Planeta Terra.

Outra grande entrevista que a publicação traz na íntegra é  com Thomas Jensen. Para quem não sabe, ele é fundador/dono de um dos festivais de Heavy Metal mais longevos e populares no planeta, o Wacken Open Air. Na entrevista, entendemos como é a trajetória de um gigante, e quais os passos os festivais devem seguir para conseguirem ter uma “alma” e prosperidade.

Histórias de Festival

Ainda na linha do entretenimento, trazemos entrevistas com músicos braileiros que nos contam as histórias mais engraçadas e inéditas vivenciadas por eles durante um festival. Tem banda gringa contando tudo, também.  Baixe logo, para dar uma sacada!

Headliners

A paixão pelos festivais pode dar lugar lugar a uma outra paixão ainda mais intensa, e sabemos bem qual é: a música e as nossas queridas bandas/artistas. Por isso, é bem comum que as pessoas compareçam aos festivais por causa da banda ou artista favorito. Pensando nisso, fizemos a seleção dos principais headliners, compilando os festivais em que eles vão marcar presença em 2016. Da música indie e eletrônica ao black metal, você encontra de tudo um pouco nesse guia.

Melhores Destinos

Muita gente ainda não sabe muito bem em qual festival gostaria de ir. E nem é obrigatório escolher um festival por conta do evento em si. Alguns vão para um festival como consequência de uma viagem de turismo. Assim, a gente deu uma garimpada nos destinos mais interessantes e mais baratos, com os melhores festivais para você aproveitar. Tem Europa, Ásia e América do Sul na jogada. Imperdível, como sempre.

guia almanaque

Guia de festivais

Vamos dar a volta ao mundo através dos melhores festivais? Essa é a ideia aqui. Separamos o que há de mais interessante em 2016 entre os festivais da Europa, Brasil, EUA, América Latina, África, Ásia e Oceania. No Almanaque Festivalando você acessa a ficha completa do festival, com localidade, data, os headliners e uma pequena review. É de dar água na boca.

Seja Voluntário

Uma opção que muita gente considera, principalmente quando o assunto é economizar no ingresso, mas não faz a menor ideia de como e por onde começar. No Almanque a gente traz uma matéria super completa, com dicas e um mini tutorial de como se candidatar a um posto de voluntário em festival. Te damos dicas de quem já foi voluntário e sabe de todas as dádivas e perrengues de viver essa experiência.

produtos almanaque

Produtos essenciais

Festival exige de nós preparação e boa performance, bem como recuperação para atravessar os dias de deleite musical. Foi aí que a gente pensou na necessidade de destacar alguns produtos que achamos essenciais para o antes, durante e depois dos festivais. Uma lista que vai te fazer ver sua ida a esses eventos por outro prisma. Só no Almanaque, né?

Registre-se para ver todos os conteúdos exclusivos.

Depois de te contar tudo isso, é preciso falar o principal: o Almanaque Festivalando é de graça! Mas, você precisa se registrar para ter acesso a essa publicação exclusiva. É simples, rápido, e você pode fazer aqui, nesse link. Além de todo o conteúdo do Almanaque, você também vai ter acesso a uma comunidade onde todas as pessoas interessadas por festivais vão interagir, a um hub de conteúdos e downloads de surpresas que a gente vai disponibilizar periodicamente. O nome de tudo isso é Festivalando +. E você não pode perder 😉

[jetpack_subscription_form title=”Gostou deste post? Temos muito mais pra você!” subscribe_text=”Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.” subscribe_button=”Quero!”]

Leave a comment