Alá-la-ôôôô mas que friôôôô!

O carnaval está se aproximando e não é só no Brasil que o povo veste a fantasia e coloca o bloco na rua. No interior da Hungria, na cidade de Mohács que fica 170 km ao sul de Budapeste, próxima às fronteiras da Croácia e da Sérvia, existe uma festa que atrai muitos visitantes e é bastante popular no país, evento chamado de Busójárás. O festejo dura sete dias e termina com a chegada da quarta-feira de cinzas. A sua origem não é certa mas o “causo” mais contado se relaciona com a Batalha de Mohács que aconteceu em 1526 quando o império Otomano tentava avançar sobre a Hungria no intuito de conquistar novas terras. Os húngaros tinham um contingente de soldados bem menor se comparado aos turcos e, na tentativa de compensar a desvantagem, adotaram como estratégia se fantasiar com máscaras assustadoras e emitir sons estranhos. Parece que a ação não foi muito bem sucedida, os otomanos conquistaram mais poder, mas os húngaros conseguiram converter esse problema em tradição festiva.

O Busójárás acontece na rua e, como todo carnaval que se preze, tem música, barraquinhas de comida e badulaques, desfile de blocos e aquele bom humor típico da época. A população se fantasia de acordo com a tradição e eles são conhecidos como Busós. O termo Busójárás significa “caminhada dos Busós” e eles abarrotam a cidade com um visual impactante e muito diferente das experiências brasileiras carnavalescas, porém o bom humor é um ponto em comum: você anda na rua e quando pede para tirar foto com algum participante, ganha abraços, cortejos e às vezes eles insinuam que querem te sequestrar, mesmo se tiver acompanhada. Mas isso tudo de forma muito respeitosa e bastante divertida também, pois como reza a regra número 1 do carnaval: tudo é uma grande brincadeira.

 MOD DSCN2400

Uma diferença para nossa festa é a temperatura, como ainda é inverno na Europa e a cidade de Mohács fica em uma região pantanosa, o frio é um pouco castigador. Não é nada que impeça o aproveitamento do evento, mas confesso que às vezes deu vontade de pedir uma fantasia emprestada, só pra me proteger do frio… Então, fica a dica, vá devidamente agasalhado, coma bem e ingira bebidas quentes para seu corpo não sofrer muito com a baixa temperatura.

MOD DSCN2339

Para chegar a Mohács existem ônibus partindo da rodóviaria de Budapeste durante todo o dia e, por isso, o acesso é bastante facilitado. Além disso a distância entre as duas cidades não é grande, sendo assim vale também passar só o dia na cidade, pois como Mohács é consideravelmente pequena, não ha muitas opções de hotéis e pousadas. Mas isso não é problema! Na época do carnaval não há problemas. Apenas vá e aproveite o carnaval húngaro!

Compartilhe este post

No comments

Add yours

Deixe uma resposta