noruegaPh by Natanael Ginting via Shutterstock

8 festivais para conhecer a Noruega (e uma playlist de brinde)

Quando eu pisei na Noruega pela primeira vez, em 2014, eu só conhecia A-HA e as bandas de black metal. Os festivais, obviamente só conhecia os de metal. Porém, tive encontros muito fortuitos com outros tipos de música e festivais no país. Por isso, resolvi fazer esse post com 8 festivais para conhecer a Noruega – cada um em uma parte do país, e uma playlist que vai te dar ideia da paisagem sonora que você encontra por lá.

Visitando cada uma das cidades sede de cada festival, é possível ter uma boa ideia sobre o que é este país exuberante de norte a sul. Os deslocamentos na Noruega não são tão difíceis e desconfortáveis com os quais estamos acostumados no Brasil. De trem, avião ou ônibus, é possível ir de um festival a outro/cidade a outra. Para se ter ideia das distâncias, e também de onde estão localizados os festivais, fizemos este mapinha aqui. A seguir, falamos de cada um dos festivais, para você entender logo porque precisa planejar um viagem de festival para este país.

Ice Music festival

“The coolest festival”, é o trocadilho comum quando falam desse evento que acontece anualmente em janeiro, na Noruega – Ice Music Festival é um festival de música feita com gelo. Sim, é isso mesmo. Localizado em uma vila nas coordenadas geográficas congelantes do norte da Noruega, chamada Geilo (vila parte da comuna de Hol).
Um músico norueguês visionário chamado Terje Isungset decidiu que tiraria som do gelo, e o fez. Na verdade, mais do que tirar som do gelo, ele construiu instrumentos próprios feitos com a água em estado sólido. Imagine um concerto comum, com instrumentos comuns em um palco comum. Agora, imagine isso tudo depois da visita do Iceman da Marvel. O Ice Music Festival é bem assim.

O festival celebra a música colaborativa, feita por artistas convidados por Terje. O evento já se tornou parte do calendário tradicional de festivais de música noruegueses. Desde que li sobre, virou um sonho de consumo entre os festivais que existem no mundo. Porém, não é um dos lugares de mais fácil acesso na Noruega. A boa notícia é que não se trata dos festivais mais caros. Em termos de Noruega, um festival pass que custa 1140 NOK (coroas norueguesas), pouco mais do que 500 reais, valendo para 4 dias de música me parece uma boa barganha. Para saber mais sobre este evento, leia nosso post aqui.

Festival de música feita com gelo

 

Nottoden Blues Festival

Um dos festivais de blues mais importantes da Europa, o Notodden Blues Festival- NBF acontece na cidade de Notodden, um pequeno vilarejo ao sudoeste de Oslo. O festival rola sempre entre o fim de julho e início de agosto, desde 1988. O festival tem grande importância turística para a cidade, atraindo pessaos de toda a escandinávia e do resto da Europa para ver grandes nomes do blues, como Jeff Healey, Solomon Bruke, Joe Bonamassa, Beth Hart, Gary Moore, Jack Bruce, Robin Trower, Ray Davies, Buddy Guy and John Mayall e ZZ Top. Morgam Freeman, ator hollywoodiano, entusiasta e apreciador desse estilo musical é tipo um fã de carteirinha, arroz de festa do NBF, me informou o Trym Torson.

E na ocasião do NBF 2014, outro famoso ator daria o ar da graça na cidade: Hugh Laurie, o doutor House, seria uma das atrações do festival esse ano. Para saber mais sobre o festival, como chegar, onde comprar ingressos etc, leia nosso post com todas as informações.

Notodden Blues: O maior festival de blues da escandinávia te espera

 

Inferno Festival

O Inferno é um festival de metal extremo – um dos maiores da Europa, que acontece indoor, ou seja, em palcos fechados. Porém, também acontece em várias casas de show, ao mesmo tempo. Ao todo são 6 casas de espetáculos e vários pubs e bares que têm programação especial para o festival. Um mapa ou gps certamente serão as primeiras coisas às quais você vai recorrer quando se vir diante da necessidade e prazer desse deslocamento.

As distâncias são pequenas: mínima de 200 metros, e máxima de 2 km entre um lugar e outro. Logo, percebemos que o Inferno Festival faz um convite para conhecer Oslo, caminhar pela cidade para sentir as diferentes texturas de calçadas e ruas, as diferentes paisagens urbanas delineadas entre uma rua e outra, uma casa e outra. As diferentes pessoas, cheiros e gostos de cerveja que cada um dos lugares reserva. Para saber mais informações sobre o festival, clique aqui e veja a cobertura completa da edição de 2015.

Inferno festival e a cartografia underground de Oslo

Tons of rock

Tons of rock já é um dos festivais de rock mais esperados e visitados da Noruega. Fica em Halden, comuna a duas horas da capital, viajando de trem, e pouco mais de 1h30 viajando com carro. A cidade fica ao sul de Oslo, e tem atrativos turísticos como belos fjordes e arquitetura nórdica típica das regiões portuárias. Além disso, o festival acontece em um antigo forte militar do século 17, chamado Fredriksten Festning.

Além de contar histórias sobre a era Dinamarca-Noruega, em que os países ainda estavam juntinhos, o forte oferece uma paisagem e clima únicos para o festival, que rola durante 3 dias, em pleno verão norueguês. Vai por mim, esse festival é imperdível! Mais info aqui neste link.

Insomnia festival

Entre 26 e 28 de Outubro deste ano acontece mais uma edição do Insomnia festival, festival de música alternativa e plataforma de inovação musical norueguesa. O festival conta com apresentações, exibições de arte, workshops e outras atividades interessantes para o público em geral, e também para quem está mais ligado à indústria musical. A cidade sede do festival é Tromso, e essa sim vai te fazer atravessar o país, pois fica no extremo norte da Noruega. A melhor forma de chegar até aí é de avião, cujo vôo pode durar de 1h50 a 3h, dependendo da existência de conexões ou não.

Mesmo sendo assim tão distante, a visita à cidade e ao festival compensam, para se ter uma ideia de como é viver em meio ao gelo e frio extremos. Além disso, é lá que fica o planetário mais ao norte do mundo. Dependendo da época do ano, é o lugar perfeito para ver também os espetáculos de luzes do norte. Mais informações sobre este festival, aqui no link da página oficial .

Maijazz

Muito charmosa, a cidade portuária de Stavanger merece uma visita de quem vai à Noruega. A cidade inclusive tem seu próprio aeroporto, como outras cidades norueguesas, e os voos para lá podem compensar. Na verdade, a melhor forma de chegar é voando, pois a viagem até a cidade por trem ou carro pode passar de 8 horas. Voando, são apenas 45 minutos e não é tão mais caro, acreditem. É o terceiro centro mais populoso do país, polo da indústria petrolífera e ainda sede do MaiJazz, um dos festivais de Jazz mais legais da Escandinávia, que rola todo mês de maio, desde 1989. O festival tem importantíssimo papel cultural na região, estimulando a produção musical local e a indústria da música no país. Mais informações sobre o festival você encontra aqui.

Pstereo

O Pstereo é um dos festivais mais importantes da música pop e indie na Noruega. No lineup mais recente figuram nomes como Alt J, Rival Sons e Slowdive. Além de ser 3 dias de festa imperdível em pleno verão Norueguês, o festival acontece ao norte, na cidade de Trondheim, o que é uma ótima oportunidade para conhecer esta que é uma das cidades universitárias mais badaladas do país. ¨horas de carro, 7 horas de trem ou uma horinha de voo, partindo de Oslo. Você escolhe. O importante é chegar à cidade e curtir o que ela tem de melhor para oferecer, como os muitos bares e baladas, além de ter lindas paisagens e fjordes. No site oficial do evento você fica sabendo mais informações.

by:larm

O by:larm é um festival de novos talentos da música indie, pop e rock internacional. É também conferência sobre música, oportunidade para formação de artistas e pessoas ligadas à indústria musical. Por isso, já se tornou um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Oslo. Além de tudo, acontece no coração da capital, que é linda. Para saber mais informações deste festival que rola sempre em março, dá uma olhadinha neste link do site oficial.

Paisagem sonora na #playlist da Noruega de um extremo ao outro

Tem países que a gente visita, volta, viaja de novo para festival e não consegue esquecer. Esse é o caso da Noruega.  A paisagem musical que escolhemos para te mostrar o país vai de um extremo ao outro, assim como sua natureza, temperatura, altitudes e paisagens. É também uma playlist aproveitando que foi dia nacional de aniversário da Constituição do país na semana passada (17/05).  Gratulerer med dagen, Norge! Hurra =)

 

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close
Aqui também tem Black Friday! Pacotes pra festivais e seguro viagem até 25% OFFQUERO!
+ +