Carcassonne Festival – Divulgação

6 Festivais de música em cenários medievais e renascentistas

Caso fossemos começar a enumerar todas as obras, sejam elas literárias, cinematográficas, plásticas etc que versam sobre o universo medieval e renascentista, certamente duplicaríamos, no mínimo, o número de páginas existentes em nosso humilde blogue. De todos os contos de fadas que ouvimos desde quando crianças, saindo deles e entrando em algum momento nas Crônicas do Rei Artur, talvez num encontro casual com O Nome da Rosa e Decameron – na ruptura com o medieval, na verdade, ou mesmo nos livros de RPG, algum CD de Power Metal, até chegar no pop Game Of Thrones, não há como negar: essa fase da história da humanidade encanta muita gente.

Logo, fazer festivais de música em cenários medievais e renascentistas parece ser uma boa medida de popularidade, não? Pois bem, existem vários deles. Não estamos falando dos festivais de tradição medieval, que também pipocam em toda nação que se diz europeia durante o verão. Queremos mostrar para vocês os nossos queridos festivais de música contemporânea que invadem espaços como fortes, castelos e vilas construídos há ano mínimo uns 5 séculos atrás. Uma mistura interessante para nossos propósitos de tursimo e viagem para festival de música, não acham? Separamos quatro festivais de música em cenários medievais que são a cara do Festivalando, entrando para nossa lista de desejos:

CARCASSONNE MUSIC FESTIVAL

Carcassonne Festival. Foto: Jean Deschamps

Carcassonne Festival. Foto: Jean Deschamps

A comuna de Carcassonne é, sem dúvidas, uma das localiades mais bonitas da França. Localizada em um ponto estratégico do país, na ligação do oceano Atlântico com o Mediterrâneo, Carcassonne é muito famosa por sua citadela medieval,que está entre os patrimônios da umanidade, tombados pela Unesco. A construção da citadela se deu entre 890-910, aproximadamente.

Ao sul do país, desde 2006 atrai mais de 10 mil pessoas para o Cacassone Festival, que traz artistas importantes do cenário nacional e internacional. Cada verão o festival traz uma temática diferente. Em 2015 o Carcassone Festival chegou à décima edição, com mais de 100 shows e concertos, bem como apresentações de dança e teatro.

Onde:Carcassonne, França

Quando: Julho

Mais: http://www.festivaldecarcassonne.fr/

Hospedagem em Carcassonne:  acesse aqui.

TONS OF ROCK

Tons of Rock. Photo: Katie Frost

Tons of Rock. Photo: Katie Frost

A história medieval talvez não seja o que mais atria na Noruega, pois foi quando aqueles lindos dos vikings aquietaram o facho, né. Mesmo assim, a comuna de Halden guarda um precioso tesouro medieval, o forte de Fredericksten. Essa construção militar é uma das mais preservadas da Europa, entre aquelas que foram forjadas nos idos de 1600. Ela está preservada, apesar de ter sido atacada cerca de 6 vezes pela suecada maluca. Ou seja, esse lindo ponto turístico guarda rixas e histórias cruéis que resultaram da insituição das nações escandinavas. Mas, os noruegueses se orgulham de terem abatido o temido rei sueco Karl XII bem nas delimitações desse forte, em 1718, acabando com a grande guerra nórdica.

Forte Frederickstenden

Forte Frederickstenden

Hoje, Fredericksten é palco de outro tipo de luta, aquela que acontece nos moshpits. Tons Of Rock é o festival que ocupa o forte todos os verões, junto de centenas de metalheads. O Festival não tem foco nas bandas do metal norueguês, mas elas sempre dão o ar da graça. Esse ano, por exemplo, o line up está bem bonito, com Black Sabbath de headliner, Blues Pills e outros.

O Festival tem área de camping, mas para quem deseja se certificar de que não vai congelar,  há várias opções de acomodação em Halden, a 15 minutos do forte. Vale muita a pena, hein?

Onde: Halden, Noruega.

Quando: Junho

Mais:http://tonsofrock.no/

Hospedagem em Halden: acesse aqui.

BRUTAL ASSAULT

brutal forte

O Brutal Assault já é habitué aqui no festivalando, afinal, nosso caso com ele vem desde 2009, quando entramos em contato com o fest e decidimos voltar, em 2014. O forte Josefov também é uma construção militar, que data de 1788, e foi palco de tretas austríaco-prussianas. Além de o festival ser um dos melhores e mais bem organizados na linha dos festivais de metal e metal extremo, o forte é muito legal. Oferece espaços inusitados, como túneis e galerias – vários deles ocupados por atividades do festival,  e ainda muitos lugares para descansar. O forte também é habitado por ovelhinhas lindas, que dá vontade de levar para casa! Fofuxas!

ovelha ba

O forte também tem um anexo que é um museu de história militar. Ou seja, ir a esse festival significa que você vai ter um bocado de coisas para ver antes, durante ou depois 😉 Sem contar que o line up tá lindo pra esse ano: Ministry, Satyricon, Sigh, Moonspell…

Onde: Josefov,  Jaroměř

Quando:Agosto

Mais:http://brutalassault.cz/en/

Para se hospedar em Jaromer: acesse aqui.

 

LED FESTIVAL

Castelo Dubovac. Wikimedia Commons.

Castelo Dubovac. Wikimedia Commons.

 

Karlovac, na Croácia, possui vários lugares fanásticos para se visitar. Um deles é o Castelo Dubovac, rodeado por um forte medieval, ambos datados do século XIII. Nesse local com cheiro de mofo do passado, rola um dos festivais de música eletrônica mais badalados, o Led Festival. O constraste entre um cenário antigo e uma das vertentes musicais mais modernas que existem torna a ocasião muito interessante. Além das performances dos DJs locais e internacionais, o festival também traz workshops, instalações em audiovisual, pinturas, entre outras atrações. Quem organiza o Led na Croácia é a Associação Poluga.

Onde: Karlovac

Quando: Junho

Mais: www.ledfest.com

Hospedagem em Karlovac: acesse aqui.

CITADEL MUSIC FESTIVAL

Citadel Music Festival- Divulgação.

Citadel Music Festival- Divulgação.

Entre 1500 e 1580 era construída a Citadela Spandau, ou  Zitadelle Spandau, um forte localizado em Berlim, a capital da Alemanha. Gol da Alemanha, de novo, porque o espaço é lindo e ainda tem festival! Também foi palco de tretas mil com suecos, com  o titio Napoleão etc. Em 2005 eles uma empresa de entretenimento teve a sacada e fez um primeiro concerto na locação. No caso, foi um show do Blackmore’s Night. Em 2007 rolou o primeiro Citaldel Music Festival, com 26 shows de artistas variados.

A última edição teve Faith No More, Björk, ZZTop, Manu Chao e outros.

Onde: Berlim

Quando: Maio

Mais:http://citadel-music-festival.de/

Para se hospedar em Berlin: acesse aqui.

ELETRIC CASTLE

Eletric Castle. Divulgação.

Eletric Castle. Divulgação.

E claro que a terra do conde Drácula tinha que ter algum festival em castelo. Porém, a temática do festival é bem menos macabra do que as que seriam possíveis em contos de vampiros. O Eletric Castle é um festival de música eletrônica que acontece na Romênia desde 2013, em um dos castelos mais bonitos do país. Trata-se do Bonţida Bánffy Castle, construção que data de 1437, tendo sido terminada apenas em 1890.

Onde: Bontida, Cluj

Quando: Julho

Mais:https://www.electriccastle.ro/

Hospedagem em Cluj: acesse aqui

Vai para algum desses festivais?Dê uma olhada nas passagens com melhores preços na Voopter.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta