holandaHolanda. Ph:Gaspar Janos via Shutterstock

10 festivais para conhecer a Holanda

O Reino dos Países Baixos, mais conhecido por todo mundo como Holanda, é uma terra maravilhosa, baphônica, pra falar a verdade. Lugares turísticos não faltam, com as belezas das paisagens típicas do norte europeu. Tulipas e moinhos, queijos e cervejas, clima liberal e povo alegre e descontraído são alguns dos atributos deste lugar. Portanto, é um lugar que se precisa conhecer. Como somos tdxs aqui impulsionados pela música, separamos 10 festivais para conhecer a Holanda.

Nossa seleção de festivais de música holandeses inclui as principais vertentes da música, além de ser muito bem espalhada geograficamente – é possível atravessar as diversas regiões do país em busca dos festivais de música. Separamos festivais de norte a sul – o que você pode visualizar melhor no mapa que fizemos. Em seguida, falamos um pouquinho sobre cada festival. Bora?

Bruis festival, Maastricht, setembro

O Bruis é um festival holandês gratuito, com atrações de rock e indie, além de atividades diversas e workshops. Ele acontece em uma cidade ao extremo sul do país, Maastricht, a poucos minutos da fronteira com a Bélgica, o que é uma ótima pedida para aproveitar e dar um pulinho no país vizinho.
O lineup é constituído, em geral, por artistas locais e de países vizinhos que se destacam na cena indie europeia. São sempre três dias de festival, em Setembro, com camping e tudo mais.

Pra saber mais do Bruis, clique aqui no site oficial.

Pinkpop, Landgraaf, junho

festivais de música pelo mundo

O Pinkpop é um dos festivais de pop e rock mais antigos da Europa, e também um dos maiores. Tradicional no país e no roteiro de qualquer festivaleiro que se preze, o Pinkpop traz atrações do tipo System of a Down e Justin Bieber em um mesmo lineup, hahaha. ( Este ano rola também Green Day e Imagine and Dragons, entre outros). É um dos festivais mais visados do verão europeu, por ser um open air com clima muito agradável. Tudo é bem organizado e limpo.

O Festival também está lá no finalzinho do país, perto da Bélgica e também da fronteira com a Alemanha. Para saber mais informações, entre no site oficial .

Eindhoven Metal Meeting, Eindhoven, dezembro

festvial holandês eindhoven estrutura eindhoven metal meeting effenaar

Eindhoven Metal Meeting 2016. PH: Eus Straver

 

Subindo um pouco geograficamente, encontramos a cidade universitária de Eindhoven e o festival Eindhoven Metal Meeting, que como o próprio nome já diz, traz atrações de diversas vertentes do metal. Estivemos no EMM ano passado, e foi uma experiência e tanto, numa casa de shows super moderna e confortável. Além disso, a cidade é uma graça.

Para saber mais sobre este festival, leia a cobertura completa que fizemos aqui neste link.

Roadburn festival, Tilburg, abril

O Roadburn é um dos festivais de metal indoor mais esperados da Holanda. Rola em Tilburg, em abril. O lineup de 2018 inclusive está espetacular: Coven, My Dying Bride, Mysticum, Ulver e Baroness. Bom, além disso, Tilburg é uma das cidades bem famosas entre o Reino dos Países Baixos, conhecida por vários museus, castelos e parques.

Para saber mais informações sobre o festival, clique aqui no link do site oficial.

North Sea Jazz Festival, Roterdam, julho

O festival de Jazz mais importante da Holanda, e um dos mais famosos em toda a Europa acontece em um dos portos mais famosos do mundo – o porto de Roterdam. O North Sea Festival conta com artistas famosos do Jazz e das vertentes deste gênero. No lineup mais recente há nomes como Tiggs Da Author, Jamiroquai, Pink Oculus, Steve Coleman e várias big bands, entre outros nomes importantes.

O NSJF acontece em várias casas da cidade, inclusive em cafés charmosos e até mesmo na rua. A cidade toda passa a respirar Jazz. Para saber mais sobre o festival, aqui o link do site oficial.

Down to the Rabbit Hole, De Groene Heuvels, junho

Quase chegando ao centro do país, nos deparamos com essa belezura aqui chamada Down to the Rabbit Hole. É um festival de médio porte, com referências psicodélicas inspiradas no Coelho Branco, de Alice no País das Maravilhas. Acontece às margens de um lago – que a propósito é lindo demais, em pleno verão! Além de música, rola também uma série de atividades artesanais, oficinas e experiências imersivas.

Para saber mais sobre este festival que meslca indie, pop, rock e música eletrônica, clique aqui para ver o site oficial.

FortaRock, Nijmegen, junho

Em junho, o Fortarock é outro grande festival de metal e rock que atrai holandeses e pessoas de países vizinhos. O Festival acontece em vários clubs da cidade de Nijmegen, também quase ao centro do país. No lineup, há bandas como Epica, Red Fang, Decapteted e outros nomes importantes do metal e do rock.

Para saber mais sobre o festival e planejar sua ida a ele em uma edição futura, clique aqui.

Mysteryland, Amsterdã, agosto

Na capital da Holanda, Amsterdã, o que não falta são festivais de música eletrônica. De vários conceitos, formatos e tamanhos. Dentre eles está o Mysteryland, festival pioneiro entre os festivais de música eletrônica na Europa. Pode-se dizer, assim, que o Mysteryland foi matriz geradora para o Tomorrowland, vizinho belga.

O Mysteryland traz todos os estilos da EDM e é um open air com camping que atrai milhares de turistas todos os anos. Dois dias de festa que prometem sempre ser muito marcantes. Para mais informações sobre este festival, dê uma olhada aqui no site oficial.

Lowlands, Biddinghuizen, agosto

Avançando ao norte, encontramos um dos festivais mais tradicionais do país, o Lowlands. Os holandeses consideram o Lowlands o melhor e mais esperado evento do verão. Então, caso esteja planejando subir ao norte, não se esqueça de incluir o festival na rota.

O Lowlands inclui gêneros musicais variados no seu lineup. Bastille, Alt-J, Mumford and sons, Iggy Pop são alguns dos artistas presentes neste ano. Para saber mais sobre o festival, clique aqui para entender o motivo de tanta cobiça – veja as fotos do Lowland Paradise, inclusive!

Eurosonic Noorderslag, Groningen, janeiro

música na europa eurosonic noorderslag

Vila dos artistas no Eurosonic Noorderslag

Um dos festivais mais legais da Holanda, o ESN é mais que um festival. Na verdade, trata-se de uma grande conferência do mundo da música e da indústria dos festivais na Europa. A gente também cobriu o evento neste ano, o que foi uma experiência e tanto.

Além de muito aprendizado, um monte de palestras e sessões de discussão, ainda pudemos assistir a shows incríveis, de artistas que foram apontados como revelação da cena musical europeia no ano anterior. Leia aqui a nossa cobertura, para saber mais sobre o festival.

Gostou deste post? Temos muito mais pra você!

Receba sempre nossas dicas, histórias e novidades sobre viagens para os melhores festivais de música do mundo.

Compartilhe este post

Gracielle Fonseca

Não faço nada na vida sem paixão. Tanto que, pra me formar em Jornalismo, tive que fazer com 2 colegas um TCC sobre metal, o Ruído das Minas: a origem do heavy metal em BH. Também decidi que faria o primeiro documentário sobre as Mulheres no Metal, o Women in Metal, e fiz. Foi por paixão também que larguei um emprego público, para me aventurar pelo mundo dos festivais com a Pri.

No comments

Add yours

Deixe uma resposta

Close